Notícias Gerais

Especialistas de Portugal ministram palestra sobre planejamento municipal


Especialistas em desenvolvimento de cidades do Centro de Engenharia e Inovação das Indústrias da Mobilidade (CeiiA), de Portugal, ministram uma palestra no dia 22 de maio, às 19h, no Auditório Alcebíades, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Foz do Iguaçu. O evento é voltado a representantes de iniciativas públicas e privadas e tem como intenção apresentar estratégias territoriais como indutoras do desenvolvimento municipal.

A diretora do CeiiA, Catarina Selada, e Pedro Fontinha, colaborador do Centro, vão explorar conceitos, metodologias e casos de estudo em áreas como desenvolvimento tecnológico e inovação, mobilidade, empreendedorismo e economia local. A palestra, que tem como tema “Planejamento municipal como indutor de desenvolvimento”, é organizado por uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – por meio do Centro de Mobilidade Sustentável (Mob-i) e do Oeste em Desenvolvimento – a Itaipu Binacional, o CeiiA e a MindBrasil, representante do CeiiA no País.

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo link: webforms.pti.org.br/seminariodesenvolvimentoterritorial. As instituições que fazem parte da organização identificaram o potencial do Oeste do Paraná para o desenvolvimento territorial e viram nesse evento a oportunidade de trazer o conhecimento de especialistas para a capacitação de representantes das iniciativas locais. Serão abordados mecanismos de planejamento e avaliação de políticas, programas e projetos com a participação dos governos locais, universidades, centros tecnológicos, empresas e sociedade civil.

Os palestrantes também irão tratar formas inovadoras de cooperação entre os municípios, com destaque para os benefícios da criação de redes territoriais.

Outros eventos

A palestra em Foz do Iguaçu dá início ao “Seminário de Desenvolvimento Territorial”, que envolve uma série de outras palestras e oficinas voltadas ao desenvolvimento da região Oeste do Estado. Nos dias 23 de maio, na Associação Empresarial de Medianeira (ACIME), em Medianeira, das 9h às 12h, acontece o “Módulo 1: Empreendedorismo Territorial, Tecnologia e Inovação”, e das 13h às 15h, a “Oficina prática sobre o tema e discussão sobre estudos de caso locais”.

Em Cascavel, no dia 24 de maio, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), será realizado o “Módulo 2: Observatório Territorial e Boas Práticas”, das 9h às 12h; e a “Oficina prática sobre o tema e discussão sobre estudos de casos locais”, das 13h às 15h.

No dia 25 de maio, na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (ACIAC), em Assis Chateaubriand, acontece o “Módulo 3: Territórios em Rede e Governança Participativa”, das 9h às 12h; e a “Oficina prática sobre o tema e discussão sobre estudos de caso locais”, das 13h às 15h.

Em Marechal Cândido Rondon, no dia 26 de maio, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), o programa Oeste em Desenvolvimento promove seminário com o tema “Empreendedorismo Territorial, Tecnologia e Inovação”, das 9h às 12h.

As inscrições para os seminários e oficinas podem ser feitas até o dia 15 de maio pelo link: webforms.pti.org.br/seminariodesenvolvimentoterritorial .

seminário_foz

Foz do Iguaçu, 9 de maio de 2017.

Parque Tecnológico Itaipu
http://www.pti.org.br/”www.pti.org.br | www.facebook.com/ptibrasil 


Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *