Notícias Gerais

Câmara de Foz do iguaçu abre exposição que mostram a história do município


No dia 10 de junho, Foz do Iguaçu completa 98 anos de emancipação. Para comemorar a data, a Câmara Municipal abre nesta sexta-feira (1º), . São fotos e objetos da época da colonização do município.

No saguão do legislativo municipal, o visitante fará uma viagem ao passado através das imagens das fachadas das casas, prédios, da rotina dos primeiros moradores da então Vila Iguassu, e da cronologia dos prefeitos que administraram o município.

A paixão pelo futebol está eternizada nas formações dos times do Flamengo e do ABC, das décadas de 50 e 60. O trabalho da imprensa também é destaque nos semanários impressos em 1970. Dos arquivos da Fundação Cultural, destacamos os livros caixa da prefeitura, do ano de 1931.

Os exemplares rústicos possuem capa de madeira e pesam cerca de 7 quilos cada. Fatos históricos como a inauguração da Câmara Municipal em 1972, a construção da Santa Casa Monsenhor Guilherme, a primeira sede do aeroporto (no atual clube Gresfi), também fazem parte da mostra.

A exposição destaca a importância da memória de um povo que valoriza as origens e sabe para onde vai. Momentos importantes da trajetória dos moradores que desbravaram a região. O legislativo preserva ainda o espaço da memória, com muitas relíquias culturais de Foz do Iguaçu. A mostra poderá ser visitada de segunda à sexta, das 8h às 14h, no horário de expediente da Câmara.

Campanha do agasalho – Com a proximidade do inverno, que chega oficialmente no dia 21 de junho, começam as mobilizações para arrecadar roupas, calçados e cobertores para as famílias pobres cadastradas pela secretaria municipal de assistência social. A Câmara de Vereadores também está engajada nesta campanha de solidariedade.

As doações podem ser entregues no saguão da casa de leis, onde foi montado um ponto de coleta de agasalhos. O centro de referência especializado de atendimento à população em situação de rua fará a triagem dos donativos.