Notícias Gerais

Casamentos nas Cataratas do Iguaçu inspiram empresas do setor


Casamento de Aline e Diogo Lins, que moram em Manaus e optaram por casar dentro do Parque Nacional do Iguaçu (Foto Andress Ribeiro)

Imagens de casamentos realizados de frente para as Cataratas foram exibidas por 13 horas seguidas em um telão instalado no estande da empresa Paz Casamentos, durante a segunda edição daFeira Casar tá na Moda, no último dia 15, no espaço Quinta das Marias. “Estamos muito felizes por anunciar essa possibilidade,” conclui Paula Soba, cerimonialista e fundadora da empresa. Casar diante das quedas que são Patrimônio Natural da Humanidade foi um dos atrativos que incluíram Foz do Iguaçu entre os destinos de casamentos mais procurados, os chamados Destination Wedding.

Durante o maior evento de casamentos da região de Foz do Iguaçu, muitas pessoas demonstraram interesse em viver essa experiência. A noiva Ana Paula de Quadros, de casamento marcado para outubro de 2019, quis saber mais: “Casar nas Cataratas sempre foi um sonho que parecia impossível. Achei o serviço oferecido muito interessante, porque a gente não se preocupa com nada, só vai e casa,” comemorou.

Decoração do estande homenageou Cataratas

Além de encantar os casais, ter as Cataratas como altar serviu de inspiração para profissionais do ramo de casamentos, especialmente decoradores. O designer floral de Curitiba, Ezequiel de Espíndola, responsável pela decoração do estande da Paz Casamentos montou um painel verde com folhagens, fez arranjos em formato de cascata e vasos com plantas nobres para homenagear as quedas. Para o painel, ele escolheu fícus, palmeira-leque e costela-de-adão: “Referência à enorme área de mata do Parque Nacional do Iguaçu,” explicou. Os arranjos para a mesa dos noivos e o buquê da noiva remeteram às cachoeiras: “As flores foram unidas de forma harmoniosa, mas irregular, com caimento,” disse ele. A ousadia ficou por conta do uso de mexericas para dar cor a um dos vasos montados com preciosidades encontradas nos quintais.

O florista, que decora casamentos em parceria com a empresa de Foz do Iguaçu, considerou que a proposta foi bem aceita por quem passou pela feira: “Fiquei muito satisfeito por prestar reverência a essa maravilha da natureza dentro do espaço que tínhamos disponível.” Entre as plantas nobres escolhidas para exposição na feira estavam: antúrios verdes, callas e tulipas. “As reações foram surpreendentes!”, conta Paula Soba. “Teve até uma senhora que viu os arranjos numa transmissão ao vivo de TV e veio ao estande para observar as plantas de perto,” relatou.

Destination Wedding Iguassu

Eleger cidades como cenário de casamentos é algo recente no Brasil, mas com tradição em países da Europa, por exemplo. Foz do Iguaçu integra o circuito de destinos de casamentos no Brasil ao lado de cidades como Angra dos Reis/RJ, Fernando de Noronha/PE e Trancoso/BA. Ser Destination Wedding é uma possibilidade cobiçada pelo volume de negócios que possibilita, envolvendo atrativos turísticos, meios de hospedagem, gastronomia, organizadores de eventos e diversas empresas que podem ter relação direta com o setor de casamentos ou não. Foz do Iguaçu também atrai pela localização e por oferecer custos mais baixos, já que é uma cidade de interior.

Desde setembro do ano passado, a Paz Casamentos estabeleceu parceria com o Belmond Hotel das Cataratas e com outros fornecedores locais para a realização de casamentos dentro da área do Parque Nacional do Iguaçu, respeitando todas as regras ambientais. Segundo a supervisora de eventos do hotel, Alda Santin, a procura tem sido cada vez maior: “Já recebemos noivos de Foz, de outras regiões do Brasil e até estrangeiros,” afirmou, “e consideramos muito importante essa parceria com fornecedores locais e a aproximação com a comunidade iguaçuense.”

Quando Aline Ribeiro Lins e o (agora) marido Diogo de Oliveira Lins, que moram em Manaus, estiveram em Foz do Iguaçu a passeio, surgiu a ideia: “Fomos visitar as Cataratas e o Diogo, que nunca tinha estado lá, falou: o que você acha de casar neste lugar? Entrei em contato com a Paz Casamentos e descobrimos que era possível”. Um ano depois o comentário virou cena real. “É um lugar com energia positiva e muito agradável!”, comentou Aline. “Eu voltei à cidade onde nasci, estava perto da minha família, de pessoas que nos amam e pude ver toda a preparação do casamento do quarto do hotel. Foi tudo muito mais bonito do que esperávamos”, relembrou.

Os pais da noiva, que moram em Foz, visitaram o estande da Paz Casamentos na Feira Casar tá na Moda – 2018 para reviver o que presenciaram no dia do casamento da filha. “Nunca imaginei que minha filha casaria lá”, contou a mãe da noiva, Arlete Ribeiro. “A família do noivo não conhecia as Cataratas e todos ficaram encantados.”

PAZ CASAMENTOS (Destination Wedding Iguassu)

Paula Soba – cerimonialista e destination wedding planner

Av. Felipe Wandscheer, nº 2690 – Sala 01 – Jardim Iguaçu (Foz do Iguaçu/PR)
Telefone: 45 3523-8013
E-mail: eventos@paztur.com.br