Notícias Gerais

CIBiogás atualiza informações sobre plantas de biogás no Brasil


 

Na próxima terça-feira (19), o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) vai disponibilizar ao público, por meio de webinar, as atualizações sobre as plantas de biogás no Brasil. Este levantamento foi realizado em 2018 e traz com detalhes o crescimento quantitativo das plantas em operação, informações sobre a produção do biogás, substratos utilizados e aplicações.

O mapeamento começou em 2015 e, segundo a economista do CIBiogás, Monique Riscado Stilpen, o público receberá dados comparativos entre 2015 e 2018. “A ideia é promover a análise sobre o avanço do mercado ao longo destes três anos. O cenário mudou bastante, expandiu tanto em quantidade de plantas quanto em produção de biogás. Por exemplo, em 2015 o cadastro passou de 159 plantas para 366 plantas identificadas em 2018″, explica.

Outra informação relevante é que apenas plantas de biogás com uso energético foram catalogadas. Além da atuação dos pesquisadores do CIBiogás, Monique destaca que a colaboração e o apoio de fornecedores, produtores rurais e da ABiogás – Associação Brasileira de Biogás, foi essencial para o sucesso do mapeamento. “Nós consolidamos as informações obtidas e compilamos tudo em Nota Técnica.”

Compartilhando conhecimento

Quem acompanhar o conteúdo ao vivo poderá fazer perguntas em tempo real. O conteúdo será compartilhado com o público em forma de bate-papo; e todas as informações divulgadas constam na Nota Técnica “Panorama do Biogás no Brasil 2018”, que estará disponível para download no site do CIBiogás (www.cibiogas.org) após webinar.

Profissionais e estudantes do agronegócio e/ou das energias renováveis geralmente são os maiores interessados nesta atualização. Além deles, investidores e pessoas que pensam em apostar no mercado do biogás também fazem parte do público de interesse. Mas a especialista afirma que agentes do governo, como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), também se valem dos dados para estudos e pesquisas destinadas a subsidiar o planejamento do setor energético nacional. Um exemplo é o projeto Webmap, da EPE, ferramenta que possibilita consulta, medição e visualização de dados georreferenciados dos estudos do planejamento energético nacional, incluindo informações das plantas de biogás.

A Itaipu Binacional é uma das instituições que formam o CIBiogás e mantém, junto com o centro, uma planta de produção de biometano dentro da usina hidrelétrica – entre outras iniciativas.

 

Serviço

As inscrições para participar do webinar estão abertas e são gratuitas. A apresentação começa às 14h na terça-feira (19 de março). Para obter o acesso de participante é necessário realizar um cadastro no link: http://bit.ly/panoramabiogasnobrasil2018. Informações adicionais podem ser obtidas por meio das redes sociais do CIBiogás no Facebook, Instagram e Linkedin ou também pelo telefone: (45) 3576-7437.

 

(Assessoria)