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Empresas de Foz do Iguaçu conquistam Selo de Qualidade no Turismo


No próximo dia 15 de março, vinte empresas de Foz do Iguaçu receberão o Selo de Qualidade no Turismo. O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio-PR em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention & Visitors Bureaux e Paraná Turismo.

Para o consultor do Sebrae/PR, Jeferson Ricardo Spode Flores, o Selo é uma conquista que fortalece a imagem e atuação da empresa assegurando um diferencial competitivo aos pequenos negócios da área. “O Selo é uma forma da empresa investir em gestão e qualidade, o que gera mais segurança ao turista que contrata um serviço ou adquire um produto. Para receber o Selo de Qualidade no Turismo são realizadas avaliações criteriosas que garantem a diferenciação das vencedoras no mercado turístico da região”, comenta.

As empresas de Foz do Iguaçu que receberão o Selo na categoria Gastronomia Turística são: Bolocos, Capitão Bar, Churrascaria do Gaúcho (Vila Portes, Marechal e República), Oficina do Sorvete, Club Maki, Sushi Hokkai e Restaurante Barracão. Na categoria hospedagem, as empresas Bambu Hostel, Cataratas Park Hotel, Concept Design Hostel, Hotel Del Rey, Manaca Hotel, Pietro Angelo Hotel, San Juan Eco Hotel e San Juan Tour também receberão o reconhecimento. Na categoria de agenciamento, serão as empresas ANV Travel Service e Cassinotur. Por fim, na categoria de organizadora de eventos, a De Angeli Feiras e Eventos receberá a chancela.

Realização profissional

Em Foz do Iguaçu, a empresária Isabel Salvatti é proprietária de três empresas que conquistaram o Selo de Qualidade no Turismo deste ano: Sushi Hokkai, Club Maki e Capitão Bar. Para ela, o fato de receber o reconhecimento é a prova de que os investimentos valeram os esforços.

“O processo de avaliação do programa dura um ano, mas o trabalho necessário para chegarmos até aqui demandou muito mais tempo. São anos de trabalho, esforços e investimentos. Receber o Selo nas três empresas gera confiança no público. É uma forma de mostrarmos o profissionalismo dos nossos negócios, sempre fazendo mais e melhor para a sociedade e para o turista que nos procura”, destaca a empresária.

Durante um ano, os empreendedores inscritos no Programa passam por uma avaliação em seus processos internos e na prestação dos serviços. Após o diagnóstico, recebem treinamentos, participam de palestras e visitas técnicas, cliente oculto e implantam melhorias. Em seguida, têm suas empresas auditadas pelo Tecpar, que avalia requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços.

Ciclo 2019-2020

Já estão abertas as admissões para o ciclo 2019/2020 do programa Selo de Qualidade no Turismo. Inscrições podem ser feitas diretamente no escritório do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu, que fica na Rua das Guianas, no 151, no Jardim América, e informações podem ser solicitadas pelo telefone da entidade no município, que é (45) 3521-5300.

“É possível que empresas que já participaram do Selo em outros anos, voltem a participar deste ciclo. É uma forma de consolidar a qualidade e o desenvolvimento destes negócios”, finaliza o consultor do Sebrae/PR, Jeferson Ricardo.

Para participar do Programa, é preciso que a empresa preencha uma ficha de inscrição que demonstra interesse em participar do Selo Qualidade no Turismo do Paraná. Após o encerramento do período de inscrições, será feita a análise documental das requerentes e inicia-se efetivamente o ciclo 2019/2020 com a aplicação do diagnóstico nas empresas participantes.