Notícias Gerais

Estão abertas as inscrições para o Hackatour Cataratas


As inscrições para o 4º Hackatour Cataratas, uma maratona de programação que reunirá designers, programadores e empreendedores no desafio de desenvolver soluções para o turismo em pouco mais de 24 horas, podem ser feitas até o dia 25 de maio.  O evento realizado dentro do 14º Festival das Cataratas terá três etapas: construir, acelerar e vender. A primeira ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, no Centro Universitário Uniamérica. A programação inicia às 08h de sábado e será concluída às 15h, já com a revelação dos vencedores da primeira fase.

O termo Hackathon mistura as palavras hack, que significa programar de forma excepcional e marathon, que significa maratona. Neste ano, o Hackatour será realizado em parceria com o Sebrae/PR, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Iguassu Startup.

Os times, de até 06 pessoas, terão 30 horas para criar soluções mediante problemas indicados pela organização. Para isso, a comissão do Festival Cataratas levantou junto a empresas, instituições e entidades ligadas ao turismo, quais são os principais desafios da área, pois são estes pontos que serão apresentados aos competidores.

A proximidade da maratona à realidade do turismo local, segundo o consultor do Sebrae/PR, Osvaldo César Brotto, é um diferencial da competição, pois permite que sejam desenvolvidas soluções alinhadas aos gargalos do setor.

“Já surgiram vários negócios e startups a partir da maratona, com soluções que vão desde o marketing automatizado para agências de viagens, criação de roteiros novos online e economia de energia para as empresas do setor, por exemplo. São ideias que surgiram no Hackatour e hoje estão no mercado”, destaca.

As equipes selecionadas para a segunda fase do Hackatour passarão pelo processo de aceleração das soluções propostas durante três semanas. Depois deste período, os melhores projetos passarão pela etapa de vendas e deverão ser apresentados ao público durante a Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas, entre os dias 12 e 14 de junho.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de maio, no site hackatour.com. O investimento é de R$55,00, sendo que este valor já inclui acesso às três etapas da maratona, ao Festival das Cataratas e, também, a alguns passeios turísticos em Foz do Iguaçu. Todos os projetos deverão ser criados durante a Maratona e as soluções podem englobar sites, aplicativos, buscadores ou o que as equipes decidirem programar durante o período. A equipe vencedora receberá prêmios que serão revelados no site, após a realização da primeira etapa.

(Assessoria)