Notícias Gerais

Foz do Iguaçu recebe o seminário Empretec do Sebrae/PR


Buscar oportunidades, correr riscos calculados, persistir e estabelecer metas. Estas são apenas algumas das dez características empreendedoras trabalhadas durante o Empretec, um seminário cuja metodologia foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e no Brasil é aplicada exclusivamente pelo Sebrae.

Em Foz do Iguaçu, estão abertas 30 vagas para a nova turma do Empretec, que ocorrerá entre os dias 15 e 20 de julho. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Julio Cesar de Andrade, o treinamento é uma oportunidade para quem empreende ou quer empreender.  “O Empretec é um seminário de imersão. Durante os seis dias, são desenvolvidas atividades intensas que desenvolvem o empreendedorismo a partir das dez características levantas a partir do estudo realizado pela ONU”, esclarece o consultor.

Débora Cristiane Bertoldi participou do Empretec no ano de 2018. Para ela, o seminário foi além de intenso, proveitoso. “Quando eu fiz o Empretec, tinha acabado de sair do meu trabalho convencional e estava iniciando minha jornada como empreendedora. Por isso, o treinamento foi essencial. Eu aprendi com exemplos práticos dos mentores que eu sei traçar e cumprir metas, formular estratégias e planejar e distribuir tarefas na minha equipe. Foi um momento crucial para que eu pudesse entender que, a partir dali, iria trabalhar para mim e não mais para os outros, o que me fez repensar as minhas atitudes enquanto empreendedora”, relata.

Para participar do seminário Empretec, é necessário entrar em contato com o escritório do Sebrae/PR,  em Foz do Iguaçu, pelo telefone (45) 3521-5300. “Após o primeiro contato, nós enviaremos um formulário e iremos agendar uma entrevista de seleção que vai avaliar se a pessoa está no momento certo, pessoalmente e profissionalmente, para fazer o Empretec”, pontua Julio.  As entrevistas ocorrerão em até uma semana antes do dia de início do seminário e as vagas são limitadas.

Lançamento

Para que os interessados possam entender o Empretec e sua metodologia, será realizada uma palestra de lançamento em Foz do Iguaçu, no dia 05 de junho, das 19h às 21h, no escritório do Sebrae/PR (Rua das Guianas, nº 151).

“Este evento contará com uma palestra inicial, que falará sobre o empreendedor e as atitudes que ele deve ter no mercado para poder se desenvolver e fazer o negócio crescer. Na sequência, falaremos sobre a metodologia do Empretec, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências das turmas anteriores”, completa Julio.

O Seminário Empretec é composto por 60 horas de capacitação divididas em seis dias de imersão e o participante é desafiado em atividades práticas que irão trabalhar as dez características empreendedoras levantas pela ONU. Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, pelo menos 75% dos participantes do Empretec declararam ter aumento no lucro mensal e 61% passaram a empregar mais após participarem do seminário.