Esportes

FOZ DO IGUAÇU SEDIA FASE FINAL DOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ


Na noite de sexta-feira (02), mais de 5 mil alunos-atletas participaram da abertura da fase final do 66º Jogos Escolares do Paraná, uma das maiores competições estudantis da América Latina. A solenidade aconteceu no ginásio Costa Cavalcante, em Foz do Iguaçu e contou com as presenças do Prefeito Chico Brasileiro; do diretor-presidente da Paraná Esporte, Hélio Wirbinski e do medalhista olímpico Emanuel Fernando Scheffer Rego.
 
“Sejam bem-vindos à Foz do Iguaçu, estamos felizes em receber vocês em nossa cidade. Que estes dias de competições sejam marcados por muitas alegrias, amor, companheirismo. Assim como o governo do Estado, a prefeitura de Foz do Iguaçu possui um compromisso permanente com o esporte”, declarou o prefeito. 
 
Hélio Wirbinski, diretor-presidente da Paraná Esporte, representando o governador Ratinho Junior, falou do compromisso do Estado com o desenvolvimento do Esporte em todo o Paraná. “Estamos nos esforçando para oferecer a cada ano mais competições e, com isso, incentivar ainda mais nossos jovens à prática esportiva. Sabemos o quanto o esporte é importante na formação de cidadãos e não estamos poupando investimento nesta área”, afirmou. 
 
A solenidade de abertura foi marcada por apresentações de boas vindas organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) e o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. 
 
“Foi um trabalho árduo preparar a cidade para este evento, mas ganhamos muito neste processo e agora Foz do Iguaçu está preparada para receber competições de níveis nacional e internacional e proporcionar a alegria e a emoção únicas do esporte”, disse o secretário de Esportes e Lazer de Foz do Iguaçu, Antonio Sapia.

O medalhista olímpico, Emanuel Fernando Scheffer Rego esteve presente e despertou a atenção do público, em especial dos atletas, que se desdobraram para garantir um autógrafo ou uma foto com o ídolo.
 
 
FASE FINAL — Nesta etapa dos Jogos Escolares do Paraná estão confirmados 784 estabelecimentos de ensino, 644 de escolas públicas e 140 de instituições privadas. A participação, como de praxe, vai alcançar 5.950 participantes, entre atletas, dirigentes e organizadores, número que confirma os JEPS, a cada ano, como maior competição escolar do país.
 
As disputas começaram neste sábado (03), em 15 modalidades, no regular: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Já para atletas com deficiência (ACD) acima de 18 anos, serão disputadas as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, tênis de mesa e natação. A ginástica rítmica e xadrez serão destinadas a atletas de 12 a 17 anos. As modalidades de luta olímpica e skate, serão disputadas em ambas as categorias, 12 a 14 e 15 a 17 anos. A fase final encerra no dia 10 de agosto. 
 
Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Foz do Iguaçu.
 
PRESENÇAS – Participaram da solenidade de abertura a secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Maria Justina; vereador Márcio Rosa; coordenadora geral do 66º JEPS, Marcia Tomado ,representantes e chefes dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado além de outras autoridades. 
 
Com assessoria do JEPS