Sem categoria

GOVERNO E COMUNIDADE COMEMORAM INAUGURAÇÃO DA UBS DO SÃO ROQUE


Autoridades do município e do Estado, trabalhadores da saúde e moradores da região do São Roque lotaram o pátio da UBS Anair dos Santos de Quadros, na noite fria de sexta-feira (02), para acompanhar e celebrar a entrega da mais nova obra que foi recuperada pela atual gestão municipal. Assim como as Avenidas Wandscheer e Andradina, a UBS São Roque também foi alvo da devastação provocada pelo antigo gestor em 2016 e que foi retomada pelo atual governo. 
 
A solenidade foi marcada por muita emoção com as homenagens feitas aos familiares da técnica de enfermagem Anair dos Santos de Quadros, que dá o nome à unidade. Além da dedicatória, in memórian, à servidora pública de saúde, várias instituições e pessoas que integraram a luta pela concretização da UBS foram reconhecidas, como a médica Regina Gonçalves Dias, a associação de moradores da região e as equipes da nova UBS e da Secretaria de Saúde. O apoio do Governo Estadual que financiou parte da obra e do Poder Legislativo local também foi reconhecido pela gestão. 
 
 “Essa entrega é muito marcante porque foi fruto de muita luta e representa a vitória de uma comunidade que nunca se deixou abater diante das adversidades. Lembro-me quando assumimos a gestão, era muita devastação. Eu e Bobato olhávamos uma para o outro e sabíamos que a missão era grande, mas com muita fé e coragem estamos alcançando a vitória, e tivemos muito apoio para chegar até aqui”, celebrou o prefeito Chico Brasileiro. 
 
“Essa região foi muito punida por conta da tragédia do governo passado e quando assumimos Chico disse que recuperar as obras paradas era prioridade absoluta. Foi uma luta para recuperar a cidade, e concluímos mais uma etapa fundamental e com uma mensagem importante para as pessoas: de que é possível  fazer política decente e honesta e que aquele passado que resultou em cinco anos para entregar uma unidade de saúde acabou”, relembrou o vice-prefeito e secretário de saúde, Nilton Bobato. 
 
Homenagens 
A entrega foi marcada por emoção ao homenagear os familiares da enfermeira Anair dos Santos de Quadros, que teve uma vida dedicada ao serviço público. Anair faleceu em 2017. O filho Rogério Quadros, que é vereador na cidade, reavivou a memória de Anair. “Ela nos deixou um grande legado. Quando falamos de nossa mãe, vem toda a memória de vida dela, de entrega e dedicação ao outro. Ela sempre foi muito atuante, cheia de disposição e alegria. Trabalhou na APMI, fundou o clube de mães no Jd São Paulo, ingressou na prefeitura como técnica de enfermagem, foi a primeira coordenadora do Posto de Saúde do Jardim São Paulo, e depois no Centro de Especialidades Médicas”, contou com muito orgulho da mãe, Quadros. 
 
Além da homenagem a Anair, vários trabalhadores foram reconhecidos pelo governo municipal. Dentre eles, a médica Regina Gonçalves Dias, que foi uma das principais figuras para a articulação do projeto da UBS. As palavras vieram do secretário de saúde, Nilton Bobato. “Quero fazer uma homenagem para a Dra. Regina, lembro que fui chamado por ela quando era vereador para participar das reuniões do grupo que ela conduzia no bairro. Ela era médica da saúde da família no Jardim São Paulo e iniciou o processo desse sonho”, expressou Bobato. 
 
“Estou muito feliz por esta gestão estar entregando essa obra. Lembro-me das reuniões em 2013 feitas com a comunidade e todo o processo até chegar aqui. Essa é uma vitória nossa”, completou Regina. 
 
UBS
A UBS começa a funcionar  nesta segunda-feira (05), das 07h às 18h30. A unidade é uma das mais amplas e modernas do município. Com 650 metros construídos, a UBS conta com cinco consultórios, salas de vacina, sala de inalação, de curativos, de acolhimento, de procedimentos, de coleta e de bem estar. O investimento ultrapassou R$ 1,3 milhão, entre recursos do município e do Governo do Estado. A unidade integra a estratégia do Programa Saúde da Família e contará com duas equipes, compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
A moradora Rosane Luz representou o significado da UBS para a comunidade. “A gente fica muito feliz porque a unidade traz muitos benefícios para a comunidade. Até agora a gente tinha que ir até o Jd São Paulo, e era difícil para pessoas mais idosas, deficientes. Nós lutamos muito pra ter a obra e somos gratos por tudo isso e pelo que o prefeito esta fazendo pela gente”.