Notícias Gerais

Comunidade universitária homenageia estudantes vítimas de acidente na BR-277


Vigilia reuniu estudantes e servidores no domingo (17), frente ao Bosque Guarani

Uma noite de poesia, música e lembranças. Foi assim que estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) homenagearam os quatro colegas que faleceram na manhã de sábado (16) em um acidente na BR-277. A vigília, que ocorreu na noite de domingo (17), em frente ao Bosque Guarani, também reuniu servidores da Universidade e amigos das vítimas, que levaram fotos, flores e velas para lembrar os alunos Rafael Gomes (Cinema e Audiovisual), Sid-Nilson Alves Teixeira (Letras – Artes e Mediação Cultural), Mijael Pavel Aguirre (peruano, formando em Arquitetura e Urbanismo e matriculado no Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos) e Raquel Farias Stern (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina).

O acidente ocorreu por volta das 9h de sábado (16), próximo à cidade de Céu Azul, na BR-277. O grupo viajava a bordo da Kombi Magnólia, veículo que percorreu quatro países durante a produção da websérie “Magnólia vai”, dirigida pela aluna Raquel Stern, e que foi premiada no Rio WebFest.

No local, também faleceu Raul Casari, que viajava com os discentes. A estudante Besna Yacovenco (uruguaia, formada em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina e aluna do Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina) e o médico Bruno Costa Sicuro de Moraes ficaram feridos. Ambos estão internados no Hospital Universitário de Cascavel e não correm risco de morte. Uma comitiva da UNILA permanece em Cascavel prestando apoio aos feridos e seus familiares.

Ainda no domingo (17), os corpos começaram a ser transladados para as cidades de origem dos estudantes. O velório de Rafael Gomes será realizado na cidade de Bauru, na Capela São Vicente. O sepultamento deve ocorrer no início da tarde, no Cemitério Ipê. Já o velório da estudante Raquel Stern será na Capela 4 do Cemitério Parque da Colina, na cidade de Niterói. O enterro está previsto para as 16h, no mesmo local.

O corpo do estudante Sid-Nilson Alves Teixeira continua no IML de Cascavel, aguardando a chegada da família, que é do Rio de Janeiro. Da mesma maneira, o corpo do estudante Mijael Pavel Aguirre está no IML de Cascavel. Após a chegada da família, Mijael será transladado para o Peru. Todos os procedimentos consulares estão sendo acompanhados pela equipe de Relações Internacionais da Universidade.

Rede de apoio
Desde que o acidente foi noticiado, uma comitiva da UNILA está em Cascavel prestando apoio aos estudantes feridos e aos familiares de todas as vítimas. Atualmente, dois pró-reitores estão no município trabalhando, principalmente, na tramitação dos documentos, na liberação dos pertences, e orientando os familiares sobre o seguro DPVAT.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel também disponibilizou profissionais para acompanhar os familiares durante sua estada na cidade. Além disso a UNILA está trabalhando para mobilizar uma rede de apoio com diversos agentes e instituições locais e internacionais para apoio aos familiares e, principalmente, para facilitar o processo de traslado internacional.

Ação voluntária

A comunidade acadêmica também está se mobilizando para acolher os familiares dos estudantes envolvidos no acidente, principalmente dos alunos estrangeiros. Nas redes sociais, os alunos estão se organizando para receber e acompanhar as famílias em Cascavel, durante o tempo que for necessário. Além disso, estão arrecadando dinheiro para ajudar nas despesas de viagem e translados.

Para ajudar a família de Besna Yacovenco, foi disponibilizada a conta de Editha Lisbet Julca Gonza para qualquer contribuição (Banco do Brasil / CPF 011.950.099-09 / Agência 0140-6 / Conta 68.845-2). Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número +5521969988743.

Já as contribuições para a família de Mijael Pavel Aguirre podem ser depositadas na conta de Norah Nadia Sánches Torres (Banco do Brasil / CPF 012.486.169-52 / Agência 3270-0 / Conta 25193-3). De acordo com os organizadores da campanha, os valores arrecadados serão repassados integralmente para os pais dos estudantes.