Notícias Gerais

Em apoio ao Agosto Azul, Itaipu ilumina a barragem com a cor da campanha até o fim do mês


A Itaipu atendeu ao pedido da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e vai demonstrar seu apoio à campanha Agosto Azul usando a cor nas apresentações da Iluminação da Barragem, durante este mês. A campanha Agosto Azul foi criada pela lei estadual 17.099, em março de 2012, para valorizar o cuidado com a saúde do homem.

A instalação das luzes coloridas será feita ao longo dessa semana pela equipe da Divisão de Manutenção de Equipamentos de Geração da Itaipu. Nas próximas apresentações da Iluminação da Barragem, nos finais de semana de agosto, os condutos forçados estarão com a cor azul, em apoio à campanha.

Não é a primeira vez que a barragem ganha esses tons. A Iluminação ficou colorida em homenagem à campanha Coração Azul, que marca o Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, no dia 30 de julho; e ao Novembro Azul, movimento mundial que alerta os homens sobre a importância do exame de próstata.

No total, o show de luzes apresentado nas sextas-feiras e sábados, às 20h, conta com 747 refletores e 112 luminárias. Os ingressos para a Iluminação custam R$ 18 e podem ser adquiridos na hora, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, ou antecipadamente em www.turismoitaipu.com.br.

Agosto Azul
Para 2017, a campanha incentiva a paternidade responsável com o mote ‘Pai, seja presente!’. De acordo com o representante da Coordenação Nacional de Saúde do Homem, Juliano Mattos Rodrigues, o Paraná é único estado do país a desenvolver uma política estadual para a área. “É um diferencial e fundamental para o Ministério da Saúde, que os estados incentivem e consigam garantir cada vez mais a presença dos homens nos serviços de saúde”, reforça.

“A expectativa de vida dos homens no Paraná já é de sete anos a menos do que a das mulheres”, ressaltou o secretário da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, durante o lançamento da campanha. “Queremos que eles também tenham cuidado com sua saúde, que tenham bons hábitos e um estilo de vida saudável. E agosto é o mês para reforçar isso e mobilizar a população masculina paranaense”, disse.

Crédito: Caio Coronel/Itaipu Binacional.