Notícias Gerais

Festival das Cataratas vai receber Selo Sesi ODS pelo terceiro ano consecutivo


As ações socioambientais desenvolvidas pela De Angeli, empresa responsável pela organização do Festival das Cataratas, serão reconhecidas, pelo terceiro na consecutivo, com o Selo Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A cerimônia de entrega será realizada no dia 30 de outubro, durante Congresso Sesi ODS, em Curitiba (PR).

O principal objetivo do Selo é reconhecer boas práticas que visem o alcance dos ODS e que estejam sendo implementadas por empresas, indústrias, instituições públicas, e do terceiro setor de todo o Estado do Paraná. Em relação ao Festival, a certificação é um reconhecimento às ações de responsabilidade socioambiental promovidas no âmbito do evento, um dos quatro maiores do turismo nacional. Antes da oficialização dos 17 ODS, em 2015 a De Angeli, conquistou ainda, o Selo Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A engenheira ambiental Caroliny Matinc foi a responsável técnica pelo relatório de sustentabilidade, e a administradora Elaine da Luz, pela gestão da qualidade. Pelo menos cinco dos 17 ODS tem ligação direta com o Festival: Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Consumo Responsável (12), Combate às Mudanças Climáticas (13), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17).

Neste ano, a implementação do Movimento Junho Verde foi um dos destaques, sendo composto por diversas iniciativas como o incentivo à iluminação verde em estabelecimentos de Foz do Iguaçu em alusão às causas ambientais, além de ações de Educação Ambiental, compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE), entre outras.

Durante o Festival, os participantes puderam conhecer na prática a preocupação socioambiental dos organizadores do evento, como a confecção de materiais gráficos e folheteria com materiais reciclados, bolsas fabricadas com garrafas pet e a entrega de sementes de árvores nativas da região para o público.

O Festival ainda gera empregos diretos e indiretos, e aumento da renda para a comunidade local e região, além de oferecer a opção de entrada gratuita da população regional na Feira de Turismo e Negócios.

Além da De Angeli, outras duas instituições de Foz do Iguaçu também irão receber o Selo ODS 2017 nesta edição: a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu e o Concept Design Hostel & Suites.

( Foto: Jean Pavão/Festival das Cataratas)