Notícias Gerais

UNILA recebe inscrições para residências artísticas presenciais e virtuais


O projeto de extensão “Multigraphias: processos colaborativos de criação” está com inscrições abertas, até 23 de maio, para residências artísticas presenciais – voltadas a artistas, estudantes e interessados de Foz do Iguaçu – e para residências virtuais – destinadas a artistas de toda América Latina e Caribe.

A inciativa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) pretende formar uma rede de criação cultural para América Latina e Caribe, centrada na Tríplice Fronteira. O projeto tem apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e é a primeira ação do Núcleo de Arte e Tecnologia Latino-Americano (NATLA).

“O projeto Multigraphias é uma rede de criação colaborativa que existe há 7 anos, reunindo pessoas interessadas em dialogar por meio da arte. É uma metodologia de criação baseada no diálogo. Já participaram mais de cem artistas e estudantes, de mais de dez países. Agora estamos implementando como ação de extensão. Nossa proposta é criar conexões críticas e criativas que fomentem a integração por meio do sensível”, comenta a professora Gabriela Canale, coordenadora do projeto.

A residência terá duração de um mês no qual os selecionados farão parte de criações semanais estimuladas por processos colaborativos. As produções de todos os participantes serão disponibilizadas na plataforma digital do projeto (www.multigraphias.blog), além de serem publicadas em um livro digital.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no formulário digital bit.ly/multigraphias2017. Podem participar artistas iniciantes, estudantes ou profissionais das diferentes áreas culturais – literatura, desenho, fotografia, vídeo, música ou audiovisual. Os selecionados serão informados por e-mail.

O projeto oferece acompanhamento de profissionais com atuação em arte colaborativa e multimídia e certificado de participação emitido pela UNILA, além da divulgação dos trabalhos dos selecionados durante a residência nas redes do Multigraphias. Fazem parte da comissão curatorial Virgínia Flores, Eduardo Dias Fonseca, Tainá Xavier, Jaime Scatena, Gabriela Canale e Helene Sacco.

Os encontros presenciais de criação colaborativa serão realizados na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, nos dias 13, 20 e 27 de junho, das 18h30 às 21h. Os residentes virtuais receberão orientação pela internet durante o mês de junho.

www.unila.edu.br/saladeimprensa