Notícias Gerais

Público elogia Arena Gastronômica Catuaí Palladium


O talk show com quatro chefs convidados e vivência com degustação gourmet de um prato regional paranaense fizeram parte da programação da primeira edição do evento em parceira com o Senac.

Um seleto público amante da boa gastronomia, profissionais e estudantes ficaram atentos a cada comentário dos quatro chefs convidados para a primeira edição do ”Arena Gastronômica Catuaí Palladium” em parceria com o Senac. O evento em formato talk show reuniu na quinta-feira (23), na Praça de Alimentação do shopping, os chefs Rogério Salvino da Silva, Marcos Ubirajara de Quadros, Lúcio Marcelo e Clovis Lopes para uma conversa descontraída sobre o tema “De Cozinheiro a Chef de Cozinha, desafios dessa trajetória de sucesso”.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer as dicas dos chefs que destacaram a importância do amor à profissão e força da gastronomia local com diversidade de sabores. Os presentes também vivenciaram o sabor do prato regional Creme de Mandioca com Pinhão e Crips de Carne Seca e o chef Ubirajara apresentou o passo a passo da receita com dicas na preparação do delicioso prato paranaense.

As amigas Marcia Ozelame, Edna Afonso e Maria Aparecida Fernandes, Foz do Iguaçu, se surpreenderam com o entusiasmo dos chefs e a dedicação à profissão. “Me chamou a atenção a forma que eles passaram o recado, de forma simples, com um carinho muito grande pelo que fazem e incentivando quem gostaria de entrar na profissão”, comenta Marcia Olezame. “A gente sabe que é uma profissão difícil e aprendemos muito como apreciadores da boa gastronomia. O prato estava uma delícia e a gente sai daqui com vontade de cozinhar também. O shopping está de parabéns pela iniciativa ”, complementam Edna Afonso e Maria Aparecida Fernandes.

O chef de cozinha Pedro de Oliveira, com 32 anos de profissão e atuação em grandes hotéis de Foz do Iguaçu, também elogiou o evento do Catuaí Palladium. “A gente está sempre aprendendo coisas novas e esse evento tem que acontecer mais vezes. É muito bom a gente ouvir os chefs mais experientes e eu estarei aqui sempre que o shopping promover eventos como esse”, disse Oliveira.

O Arena Gastronômica Catuaí Palladium faz parte de uma iniciativa do shopping para valorização dos talentos da tríplice fronteira e região de Foz do Iguaçu. “Ficamos felizes com a aprovação do público nesta primeira edição do Arena Gastronômica. Continuaremos trabalhando para trazer atrações diferenciadas e surpreender nossos visitantes”, avalia Maura Müller, gerente de marketing do Catuaí Palladium. Acompanhe as novidades e fique por dentro de tudo que acontece no Shopping Catuaí Palladium no Instagram (Siga @catuaipalladium) e pelo Facebook @catuaipalladium.

Opinião dos Chefs

Clovis Lopes, master chef do Restaurante Cheff Lopes do Catuaí Palladium – “Gastronomia é uma arte. Na cozinha não tem milagre. Se não tiver qualidade não tem cozinha boa. Tem que se dedicar muito e não basta um diploma de dois anos. É preciso ser dedicado e ir atrás do produto que você quer. Cozinhar é bom, mas se não fizer as coisas bem feito o profissional vai se queimar. Não tenha medo de errar, não abaixe a cabeça e faça sempre o melhor porque tem muito espaço para o crescimento profissional em Foz do Iguaçu e outros lugares.”

Lúcio Marcelo Chrestenzen, chef e gerente executivo do Senac-Foz do Iguaçu – “A gastronomia é uma forma de levar alegria e superar as expectativas das pessoas que frequentam o restaurante onde trabalhamos. O cozinheiro é o alquimista dos sabores. É quase como uma cachaça, depois que passar a fermentação começa a fluir. Um chef de cozinha nunca vai deixar de ser um cozinheiro. O desafio inicial da profissão é trabalhar enquanto todos estão se divertindo. Aqueles que querem iniciar na profissão devem procurar uma escola como o Senac. Ter humildade, estudar sempre e não desistir diante das dificuldades são os principais requisitos para o sucesso na profissão”.

Rogério Salvino da Silva, personal chef e instrutor do Senac-Foz do Iguaçu – “Gastronomia é paixão, é adrenalina, é o fazer com amor. É preciso ter garra e determinação porque é uma profissão cansativa e precisa ter brilho nos olhos. Você se torna naturalmente um chef quando é uma pessoa com grande humildade. Os grandes chefs começaram lavando pratos e foram subindo.”.

Marcos Ubirajara de Quadros, chef do Restaurante-Escola do Senac Cataratas – “A responsabilidade do cozinheiro é muito grande. É algo complexo que requer muita capacitação, conhecimento sobre segurança alimentar, os fornecedores, os alimentos e a estrutura da cozinha. Na cozinha tem hierarquia e é preciso aliar a teoria à prática. É preciso buscar conhecimento sempre, a harmonização dos pratos, a raiz e ponto de equilíbrio de cada alimento ou produto que usamos na cozinha. A disponibilidade de alimentos locais é muito rica e precisamos valorizar os produtores da região”.

Horário de funcionamento do Shopping Catuaí Palladium

Alimentação e Lazer
Todos os dias, inclusive feriados, das 11h às 23h

Lojas
Segunda a Sábado das 10h às 22h
Domingos e Feriados das 14h às 20h

Estacionamento – Gratuito

Atendimento à Imprensa – SHOPPING CATUAÍ PALLADIUM

(Agência Leon Comunicação – Foto: Leonardo Mendonça)