Search

PUBLICIDADE

Vídeos produzidos por jovens de Foz do Iguaçu vão ilustrar campanha de Combate ao Trabalho Infantil

WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads

Materiais foram produzidos nas oficinas do projeto Aprendiz Poesia, organizado pela Itaipu Binacional e parceiros, e serão apresentados nesta segunda-feira (6), às 14h, na Guarda Mirim.

 

Vídeos produzidos por adolescentes aprendizes de Foz do Iguaçu serão utilizados na campanha do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, durante a semana de 12 de junho. O lançamento das obras acontece nesta segunda-feira (6), às 14h, na sede da Guarda Mirim, com a participação de representantes da Rede Proteger e de entidades envolvidas com a aprendizagem profissional em Foz.

O trabalho é resultado da segunda edição do projeto Aprendiz Poesia, organizado pela Itaipu Binacional e entidades que compõem o GT Aprendizagem. De 23 a 27 de maio, um grupo de 60 jovens aprendizes participou de uma vivência literária e musical que resultou na gravação de um videoclipe de rap e na produção de um documentário em vídeo. As atividades aconteceram na sede da Guarda Mirim.

O projeto Aprendiz Poesia é um ciclo de vivências literárias e musicais, no formato de oficinas, criadas e ministradas pelo rapper, professor e escritor Renan Inquérito, juntamente com o psicólogo, cantor e produtor musical Pop Black.

O objetivo é oferecer aos jovens a experiência ímpar de construírem coletivamente uma música e um videoclipe a partir de textos produzidos pelos próprios adolescentes, ao longo de cinco encontros. A ideia é usar a poesia, o rap e a literatura como instrumentos para discutir a importância da aprendizagem profissional, a percepção desses jovens sobre o trabalho e sua caminhada como aprendiz.

“Nos encontros, os jovens cantaram, escreveram, gravaram e sonharam juntos durante uma semana. Teve ainda lambe-lambe, fotografia, cartinha e tantas outras coisas… O resultado foi um álbum de fotografias, uma música, um clipe e um documentário”, disse Renan Inquérito.

“A letra do rap que escrevemos fala sobre trabalho infantil e denuncia a triste situação de milhares de crianças e jovens do nosso país”, afirmou.

Confira:

Infelizmente muitos tão

presos nessa situação

mas quem rouba a infância

dessas crianças é que é ladrão

Devolvam todos sonhos

que vocês roubaram delas

se não o futuro vai cobrar com juros, eu juro! Cada parcela!

Créditos: Stephanie Nicoli/Itaipu Binacional.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Fale com o Editor
Olá
Podemos ajudá-lo?