Search

PUBLICIDADE

Uso sustentável de água e energia é tema central de simpósio global

WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads

Evento reunirá 250 participantes de várias partes do mundo na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), além de participantes on-line.

 

O primeiro Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis em Água e Energia irá reunir, de 13 a 15 de junho de 2022, especialistas e representantes de governos, organizações internacionais e setor privado para compartilhar e explorar as melhores práticas em relação ao uso sustentável de água e energia.

O evento terá transmissão on-line pelo canal de Itaipu no Youtube: https://www.youtube.com/user/itaipubinacional. A programação pode ser conferida em https://www.itaipu.gov.br/meio-ambiente/simposio-global-de-solucoes-sustentaveis-de-agua-e-energia.

O Simpósio Global acontece em um momento crítico, em que mais de 733 milhões de pessoas ainda não têm acesso à eletricidade, e mais de 2 bilhões são afetadas pelo estresse hídrico. A interdependência de água e energia deve se intensificar nos próximos anos, com implicações significativas para a segurança energética e hídrica. Ambos os recursos enfrentam demandas e restrições crescentes em muitas regiões devido aos impactos combinados das mudanças climáticas, expansão econômica e crescimento populacional. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês), até 2035, o consumo de energia deverá aumentar em 50%, o que, por sua vez, aumentará o consumo de água do setor energético em 85%.

“Precisamos urgentemente de soluções sustentáveis exequíveis para fomentar o nexo água-energia e garantir a segurança hídrica global. Para que isso aconteça, temos que trabalhar com as interligações entre ação climática, proteção ambiental e desenvolvimento socioeconômico, reconheço os impactos entre eles”, afirma Liu Zhenmin, subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais (UNDESA).

Soluções abrangentes e inovadoras

Para promover soluções para esses desafios globais e a sustentabilidade da água e da energia, o Simpósio reunirá representantes da ONU e de seus Estados-Membros, líderes e especialistas em água, energia, ecossistemas terrestres e mudanças climáticas, e representantes de outras organizações internacionais e do setor privado.

As soluções a serem apresentadas e discutidas se basearão em uma ampla gama de setores e abordagens, incluindo inovações tecnológicas usando energia para água e água para energia. O simpósio também examinará finanças e investimentos, incluindo parcerias público-privadas, estruturas institucionais e de tomada de decisão e opções de políticas para gerenciar compensações e maximizar impactos positivos. Além disso, explorará como as soluções de água e energia podem gerar benefícios, como tornar a energia hidrelétrica mais sustentável, retribuindo às comunidades locais, impulsionando as economias locais ou adaptando-se às mudanças climáticas.

“Para a Itaipu, é uma honra sediar um evento que apresenta as melhores práticas em água e energia, que são questões centrais no desenvolvimento sustentável. Quando esses dois elementos são geridos de forma sustentável, as comunidades e o meio ambiente se beneficiam”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior.

“Itaipu é fruto de uma parceria internacional. E acreditamos que os ODS nos estimulam – governos, empresas e organizações de todo o mundo – a agir de forma cooperativa. Portanto, este Simpósio Global é uma oportunidade de unir esforços, compartilhando conhecimentos e lições aprendidas sobre soluções sustentáveis de água e energia”, acrescentou o diretor-geral paraguaio da Itaipu, Manuel María Cáceres Cardozo.

Colaboração de longo prazo em água e energia

A importância desses temas é reconhecida pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6, que trata da disponibilidade e do manejo sustentável da água e do saneamento para todos; e do ODS 7, que demanda a universalização de serviços de energia confiáveis, modernos e a preços acessíveis.

Em 2018, a UNDESA e a Itaipu Binacional lançaram a Rede Global de Soluções Sustentáveis para Água e Energia, para mobilizar e ampliar a ação multissetorial em direção a esse objetivo. O primeiro Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis de Água e Energia é um esforço de cooperação contínua entre essas duas instituições para fortalecer ainda mais a capacitação para soluções eficazes e sustentáveis de água e energia para todos. Espera-se que as discussões e resultados deste Simpósio Global estabeleçam as bases para o desenvolvimento do Primeiro Relatório Mundial sobre a Situação e Tendências em Soluções Sustentáveis de Água e Energia.

O Simpósio Global está sendo promovido pela UNDESA, em colaboração com outras organizações da ONU e membros da Rede de Soluções Sustentáveis para Água e Energia. É sediado pela empresa Itaipu Binacional em sua sede no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira do Brasil com o Paraguai, onde opera a usina hidrelétrica de Itaipu.

Créditos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Fale com o Editor
Olá
Podemos ajudá-lo?