Evento terá apresentação da Banda do Exército e entrada gratuita para moradores de Foz do Iguaçu
Neste domingo (20), o Marco das Três Fronteiras celebra 122 anos de história com uma programação especial. Um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Foz do Iguaçu, o local representa a união entre Brasil, Argentina e Paraguai, e será palco de uma apresentação exclusiva da Banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada, às 18h, sob regência do 1º comandante Cláudio Márcio da Luz.
Moradores de Foz do Iguaçu têm entrada gratuita mediante apresentação de comprovante de residência.
Um marco da diplomacia entre nações
Inaugurado em 20 de julho de 1903, o obelisco foi erguido sob o comando do general Dionísio Cerqueira e simbolizou o fim de disputas territoriais na região após o período das missões jesuíticas. O monumento foi implantado cerca de uma década antes da emancipação política do município, em 1914.
Segundo o condutor de turismo e escritor Francisco Amarilla, o marco sinalizou a consolidação das fronteiras. “Aqui era chamada de terra de ninguém. Apesar de já ser território brasileiro, foi com o marco que surgiu essa região que conhecemos hoje”, explica.
O jornalista e pesquisador Jackson Lima destaca que o monumento representa mais que um limite geográfico: “Ele simboliza a diplomacia e a união entre os países. De todos os mais de 11 mil marcos no Brasil, este é o mais conhecido e o único que remete às missões jesuíticas.”
Vila Cenográfica e memórias históricas
O Marco das Três Fronteiras também abriga a Vila Cenográfica das Missões Jesuíticas, que recria o ambiente vivido por indígenas guaranis e padres jesuítas nos séculos 16 e 17. Esse território histórico abrange partes do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, e chegou a reunir mais de 100 mil pessoas em 30 reduções jesuíticas.
Com três metros de diâmetro e pintado nas cores do Brasil, o obelisco ocupa lugar central na Praça das Três Fronteiras, cercado por luzes e águas que destacam ainda mais sua importância histórica durante os espetáculos diários no local.
Transformação e modernização
Nos últimos 10 anos, o espaço passou por uma ampla revitalização graças à concessão feita em 2015 à iniciativa privada, com gestão do Grupo Cataratas em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu. O Marco se tornou um dos destinos turísticos mais visitados da Tríplice Fronteira.
“Hoje, com a modernização, é um espaço ainda mais importante. Não perdeu sua essência histórica, mas ganhou estrutura e acolhimento para o visitante. O Marco é apaixonante”, conta emocionado Francisco Amarilla.
Para Jackson Lima, o obelisco é um símbolo da paz e do sucesso das relações internacionais brasileiras: “Espero que os próximos anos tragam ainda mais união. O Marco é uma prova de que aqui, na Tríplice Fronteira, vivemos em harmonia.”
Serviço
Evento: Aniversário de 122 anos do Marco das Três Fronteiras
Data: Domingo, 20 de julho
Horário: 18h – Apresentação da Banda do Exército
Local: Marco das Três Fronteiras – Foz do Iguaçu (PR)
Entrada gratuita para moradores de Foz com comprovante de residência
Informações: www.marcodastresfronteiras.com.br