Colaboradores vestem camiseta do “Obrigada” e compartilham bolo em reconhecimento ao legado de Anna-Sophie Helene Croukamp
No dia 11 de agosto, o Parque das Aves celebra os 79 anos de sua fundadora, Anna-Sophie Helene Croukamp, reconhecida por transformar um sonho em um dos principais atrativos do Paraná e referência no cuidado e conservação de aves da Mata Atlântica no Brasil e no mundo.
“A Dra. Anna é a essência do Parque das Aves. Ao longo de quase três décadas, tenho o privilégio de caminhar ao seu lado, testemunhando sua determinação em cada conquista e sua sensibilidade em cada decisão que moldou este lugar”, afirma Cícero dos Santos Luccas, Diretor de Infraestrutura e integrante do Conselho Diretor, que está no Parque desde 1º de novembro de 1996.
História de Anna
Nascida em 1946, em Hiddesen, na Alemanha, Dra. Anna cresceu cercada por um profundo interesse pelos animais, o que a levou a seguir a Medicina Veterinária, aprimorando-se com um doutorado na área.
Após lecionar na universidade por dois anos, Anna partiu para o continente africano, onde atuou como veterinária de campo em Harare, antiga Salisbury. Foi lá que conheceu Dennis Croukamp, seu futuro marido e parceiro de vida, com quem viveu diversas aventuras. Juntos, tiveram duas filhas, Anna-Luise e Carmel.
Na década de 1990, após uma breve temporada na Ilha de Man, no Reino Unido, o casal decidiu mudar-se para Foz do Iguaçu e criar um espaço dedicado às aves. Em 1993, compraram 16,5 hectares ao lado do Parque Nacional do Iguaçu e, com um esboço feito à mão por Anna, iniciaram a construção do Parque das Aves, priorizando a preservação da vegetação nativa.
Em outubro de 1994, o Parque foi inaugurado. Dois anos depois, com o falecimento de Dennis, Anna assumiu a missão de conduzir e expandir o projeto, que se tornaria símbolo de dedicação, sensibilidade e amor pela Mata Atlântica.
Homenagem dos colaboradores
Para celebrar esta trajetória inspiradora, os colaboradores do Parque das Aves prepararam uma homenagem especial neste 11 de agosto. Durante todo o dia, a equipe estará uniformizada com a camiseta do “Obrigada”, simbolizando o reconhecimento pelo trabalho e exemplo de Anna Croukamp. A comemoração conta com um bolo especial, compartilhado entre a equipe, reforçando o espírito de união que marca a história da instituição.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.