Pesquisar

PUBLICIDADE

AquaFoz celebra 110 anos da passagem de Santos Dumont com exposição e ações ambientais

O AquaFoz inaugura, no dia 3 de junho, a exposição “Asas da Memória”, uma mostra que resgata a histórica visita de Alberto Santos Dumont a Foz do Iguaçu em 1916. O evento integra a programação da Semana do Meio Ambiente, que ocorre entre os dias 1º e 7 de junho de 2026, unindo educação, conservação e memória histórica.

A exposição detalha a atuação decisiva do inventor na defesa das Cataratas do Iguaçu. Ao visitar a região há mais de um século, Dumont mobilizou esforços para que o território, na época privado, se tornasse um patrimônio público, movimento que culminou na criação do Parque Nacional do Iguaçu.

Programação da Semana do Meio Ambiente 2026

Além da mostra histórica, o atrativo promove uma agenda intensiva de atividades educativas e práticas de conservação. As ações foram desenvolvidas para conectar o público aos biomas brasileiros e aos desafios climáticos atuais.

Atividades Educativas e Interativas

Os visitantes poderão participar de dinâmicas que estimulam o pensamento crítico sobre a biodiversidade:

  • Nosso Poder, Nossa Terra: Realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, a atividade foca na construção de soluções para desafios ambientais brasileiros.
  • Domínio Animal: Às terças e quintas-feiras, o público utiliza jogos lúdicos para explorar conceitos sobre a fauna nacional e ecossistemas.
  • Encontro das Águas: Aos fins de semana, a ação conecta a preservação da Mata Atlântica e dos rios regionais às pesquisas científicas apoiadas pela instituição.

Ações de Sustentabilidade na Fronteira

A agenda inclui intervenções diretas no ecossistema local. No dia 1º de junho, às 9h, ocorre uma mobilização de limpeza no entorno dos rios Iguaçu e Paraná, na região do Marco das Três Fronteiras. Já no dia 3 de junho, às 10h, será realizado um plantio de mudas nativas nas dependências do AquaFoz.

Exposição Asas da Memória e Curadoria

A mostra tem curadoria da jornalista Izabelle Ferrari, especialista em história e identidade da região trinacional. A exposição estará disponível durante todo o mês de junho e já está inclusa no valor do ingresso do parque. Segundo a organização, o objetivo é mostrar como a atitude individual de Santos Dumont transformou permanentemente a relação do Brasil com sua natureza.

Experiência Imersiva no AquaFoz

Localizado em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, o AquaFoz abriga cerca de 300 espécies em 28 recintos que somam 3,3 milhões de litros de água. O percurso autoguiado revela a trajetória das águas, desde os rios regionais, com espécies endêmicas como o surubim-do-Iguaçu, até o oceano, representado por um dos maiores tanques marinhos da América do Sul.

Serviço:

  • Endereço: Avenida das Cataratas – BR-469, KM 18, Foz do Iguaçu (PR).
  • Horário: Diariamente, das 9h às 18h30 (última entrada às 17h).
  • Ingressos: Disponíveis no site oficial aquafoz.com.br.