A Associação de Yoga de Foz do Iguaçu (AYFI) convida toda a comunidade para uma experiência especial de inclusão e bem-estar: uma Aula de Yoga bilíngue – Português e Libras.
O encontro será no dia 28 de setembro, às 9h da manhã, na Avenida Paraná, conduzido por duas professoras, com tradução em Libras, garantindo acessibilidade tanto para surdos quanto para ouvintes.
O evento é aberto e gratuito, promovendo saúde, integração e respeito à diversidade.
Setembro Azul: mês de luta e visibilidade da comunidade surda
Setembro é marcado pelo Setembro Azul, um período simbólico para a comunidade surda, dedicado à valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), à inclusão e ao fortalecimento da identidade surda.
A cor azul é símbolo de orgulho e resistência, além de conectar o movimento brasileiro ao internacional.
Ao longo do mês, diferentes datas trazem reflexões e celebram conquistas:
- 10 de setembro – Dia Mundial da Língua de Sinais: destaca a importância das línguas de sinais em todo o mundo como forma legítima de comunicação e cultura.
- 21 de setembro – Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: reforça a necessidade de inclusão, respeito e acessibilidade.
- 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo: lembra a fundação, em 1857, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), marco da educação bilíngue no Brasil.
- 30 de setembro – Dia Internacional do Surdo: celebra a cultura surda e chama atenção para os direitos e conquistas em âmbito global.
Mais do que datas no calendário, o Setembro Azul é um convite à conscientização e à construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva.



