Anunciado no dia 19 de novembro, o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais, e o SEBRAE, analisa a capacidade competitiva das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. No Paraná, Curitiba se destaca e ocupa a 5ª posição no Brasil. A nível estadual, as cidades de Maringá, Pato Branco e Londrina que ocupam, respectivamente a 2ª, 3ª e 4ª posição.
O levantamento tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Com o mapeamento conseguimos direcionar de forma mais assertiva o que cada cidade precisa para melhorar sua gestão”, comenta Rodolfo Fiori, cofundador da Gove.
Todas os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Os pilares estão inseridos em 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.
De forma geral, as cidades paranaenses tiveram melhor desempenho relativo nos pilares “Saneamento” e “Meio ambiente”. A capital melhor posicionada na dimensão Instituições, Curitiba (PR), ocupa a 2ª colocação, com destaque ao ótimo desempenho em funcionamento da máquina pública (3ª colocação) e a colocação mediana no pilar fiscal (25ª colocação).
Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios
O Ranking de Competitividades dos Municípios é realizado pela primeira vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e o SEBRAE.
O levantamento apresenta os resultados detalhados de 405 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. O ranking se baseia em 55 indicadores, distribuídos em 3 dimensões – Instituições, Sociedade e Economia – contendo 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.