PUBLICIDADE

Curso oferecido por Itaipu e PTI leva boas práticas sustentáveis para comunidades de outros países

Iniciativa da Itaipu e PTI leva boas práticas sustentáveis para comunidades de outros países

O curso “Gestão para Sustentabilidade Territorial” está com inscrições abertas nos idiomas inglês e espanhol.

 

Até o próximo dia 18 de outubro, interessados em participar do nível básico do curso “Gestão para Sustentabilidade Territorial”, oferecido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Itaipu Binacional, podem se cadastrar para uma das turmas exclusivas nos idiomas inglês ou espanhol. A formação é autoinstrucional e realizada na modalidade Ensino à Distância (EaD).

 

Para a comunidade hispanofalante estão sendo disponibilizadas 50 vagas. Já para a turma em inglês, o limite é de 40 participantes. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no endereço pti.org.br/eis.

 

O curso “Gestão para Sustentabilidade Territorial” integra as ações da Escola Internacional para Sustentabilidade, lançada pelo PTI-BR e a Itaipu, no início do ano. Desde então, quase duas mil pessoas já se inscreveram nas nove turmas que foram abertas.

 

 

Multiplicando boas práticas

 

A versão em espanhol visa atender a demanda de inscritos e interessados, oriundos de países da América Latina como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Paraguai e Venezuela. A ideia é ampliar a rede de multiplicadores de boas práticas para além do território nacional.

 

Este é o caso do gestor ambiental costa-riquenho Rene Ruiz Delgado, que atua em Libéria, uma cidade com cerca de 50 mil habitantes, localizada a pouco mais de 200 km da capital San Jose.

 

Rene afirma que encontrou as informações sobre o curso enquanto pesquisava sobre temas ambientais que pudessem agregar ao trabalho que desenvolve em sua comunidade. O gestor integrou a segunda turma em espanhol, ofertada em agosto.

 

“Identifiquei a oportunidade de conhecer melhor os projetos que Itaipu tem desenvolvido não só relacionados ao meio ambiente, mas também no desenvolvimento social e econômico das comunidades, que a tornaram reconhecida mundialmente”, destacou Rene.

 

Ainda de acordo com o cursista, o aprendizado deve ir além teoria, ele pretende reunir diferentes atores locais para discutir as possibilidades de colocar em prática, de forma adaptada, algumas das ações que conheceu durante a capacitação.

 

“A participação de diferentes setores da comunidade é indispensável para o sucesso das iniciativas. Vamos buscar replicar boas práticas como a coleta seletiva, compras sustentáveis, formação de cooperativas e turismo sustentável”, explicou Rene.

 

Já a turma em inglês está sendo oferecida pela primeira vez e deve estender o alcance dos conteúdos para além da América Latina.

 

Sobre o curso

 

A formação aborda de forma sistematizada e didática os conceitos, projetos e programas socioambientais desenvolvidos pela Itaipu em seu território de atuação ao longo dos anos. Desenvolvido na modalidade de Ensino à Distância (EaD), o curso é gratuito e os conteúdos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do PTI, com carga horária de 40 horas.

 

Fotos: Itaipu Binacional

Facebook
Twitter
Email
Telegram
WhatsApp

PUBLICIDADE