PUBLICIDADE

Natal de Foz é aberto com a expectativa de atrair mais de 220 mil pessoas

Recepção ao Papai Noel, queima de fogos e espetáculo lúdico marcaram o lançamento, na Praça da Paz, nessa quarta-feira (11). No sábado (14), o espetáculo será no Gramadão de Itaipu, a partir das 20h.

Um  dia  após  o  acendimento  da  iluminação natalina do Gramadão de Itaipu,  na  Vila  A,  a abertura oficial da programação do Natal de Foz do Iguaçu  levou centenas de pessoas à Praça da Paz, no Centro, na noite dessa quarta-feira (11). “Esperamos repetir o feito do ano passado e receber mais de  220  mil pessoas até o encerramento das atividades”, afirmou o prefeito de Foz, Chico Brasileiro.

Exatamente às 21h30, o acendimento das luzes da decoração e da árvore gigante  de  28 metros de altura, seguido por uma queima de fogos, marcou o início  da  temporada  de  apresentações do evento, patrocinado pela Itaipu Binacional.  As  diversas atividades vão até 6 de janeiro, com um intervalo entre os dias 24 e 26 de dezembro. As atrações ocorrem na Praça da Paz e no Gramadão.

Na  noite de quarta-feira, o público também pôde acompanhar a chegada do  Papai Noel, que recebeu a chave da cidade do prefeito Chico Brasileiro. Antes,  a  companhia  Felchak  Produções,  de Guarapuava (PR), apresentou o espetáculo “Além do arco-íris”.

“A  Itaipu é uma grande apoiadora dos grandes eventos da cidade e não poderia   ficar  de  fora  do  Natal  de  Foz”,  disse  Patrícia  Iunovich, superintendente  de  Comunicação  Social  e  responsável pela Assessoria de Turismo   de   Itaipu.  Na  solenidade,  ela  representou  o  diretor-geral brasileiro  de  Itaipu,  general  Joaquim  Silva e Luna, impossibilitado de comparecer  à cerimônia na Praça da Paz devido a uma agenda de última hora, convocada pelo Ministério de Minas e Energia.

“A Diretoria de Itaipu abraçou esta cidade. Ela é formada por pessoas que moram aqui e vestiram a camisa de Foz para prestigiar a comunidade. Por isso,  a empresa tem hoje um grande rol de obras em andamento para melhorar a  qualidade  de  vida  da  população”,  completou  Patrícia,  que convidou turistas e a população para prestigiarem também o Natal de Foz no Gramadão, na noite deste sábado (14), a partir das 20h.

Na  ocasião, os mais de 20 integrantes da Felchak voltam ao palco com a  expectativa  de, mais uma vez, encantar os espectadores. No Gramadão, os artistas  apresentam  o  espetáculo  “O  Natal está no Ar”, com bailarinos, malabaristas,  trapezistas,  atrizes,  atores  e  músicos.  No dia 23, eles estarão na Praça da Paz para o fechamento da temporada pré-natalina.

“Itaipu foi e é imprescindível para o Natal de Foz. E o apoio não foi só na Praça da Paz, mas no Gramadão e no conjunto do evento, como um todo”, afirmou  Chico  Brasileiro.  “Quando  ficamos  em dúvidas se conseguiríamos colocar  o  Natal na grandeza que esperávamos, Itaipu foi uma das entidades que, por meio do general Silva e Luna, nos apoiou e fez questão de estar ao nosso lado”.

No final do arco-íris, as Cataratas e Foz

“Além  do  arco-íris”,  o  show da noite de quarta-feira, prestou uma homenagem  ao  Paraná  e,  em  especial,  à região da tríplice fronteira. O espetáculo  também  faz  deferência  à  poetisa  paranaense  Helena  Kolody (1912-2004), para quem sonhar era “transportar-se em asas de ouro e aço”.

Na busca por seu sonho, a personagem central – uma menina sonhadora – viaja  de  locomotiva  pelo  Estado  com um novo amigo, recém-chegado à sua cidade  interiorana.  Em  sua jornada em direção ao arco-íris, ela encontra animais  da  fauna  regional,  como a gralha-azul, ave símbolo do Paraná, o lobo-guará, entre outros.

Ao  chegar  ao  fim do arco-íris, ela descobre não um “pote de ouro”, mas  as  Cataratas  do  Iguaçu  e  as  belezas  naturais da região das três fronteiras,  formada por uma diversidade étnica e cultural. “Aqui é onde os povos se encontram”, conclui o narrador.

Réveillon na Praça

Uma festa está sendo programada para a virada do ano, também na Praça da Paz. O anúncio foi feito pela secretária de direitos humanos, Rosa Maria Jerônymo.  “O  Natal  é  de  todos  os  iguaçuenses  e de quem visita Foz”, afirmou.  “Por isso, vamos celebrar a virada do ano aqui também com um show e fogos de artifício”.

  Programação

Todas  as  noites,  até  23  de dezembro, o espetáculo “Encantamento” inicia  as atrações do palco da Praça da Paz, com o acendimento das luzes e a chegada do Papai Noel, a partir das 19h30.

O  cenário também ganhou um túnel de luz, presépio, Bosque Estrelado, uma  estátua  do Papai Noel e a Casinha do Noel, instalada no prédio do CAT (Centro   de   Atendimento   ao  Turista),  em  frente  à  prefeitura,  com funcionamento  diário  das  20h às 22h. A feirinha de Natal estará aberta à visitação no período da noite, sempre a partir das 18 horas.

No  Gramadão,  os  visitantes podem conferir os pinheiros de luz, com mais  de  17  metros, uma bola de natal de seis metros de diâmetro e outros elementos  decorativos.  As árvores e os postes também estão iluminados com bolas de lâmpadas e leds de efeito cascata.

Ainda  na  Vila  A,  na  catedral  de  Nossa  Senhora de Guadalupe, a decoração  conta  com  pináculos  de quatro e seis metros de altura e outra árvore natalina.

O  Natal  de  Foz  é uma realização da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu,  Fundação Cultural, com patrocínio de Itaipu Binacional, Eletromil, Produssom,  apoio  institucional  do  Foztrans,  Guarda  Municipal, Polícia Militar e apoio da Solutudo, Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3 e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.

Para ver a programação completa, acesse o site nataldefoz.com.br.

Foto: Stela Guimarães/Itaipu Binacional

Facebook
Google+
Twitter