PUBLICIDADE

Prefeitura inicia credenciamento para pedidos de castração

Proprietários de cães e gatos podem fazer o requerimento on-line ou presencial. Serão ofertadas 1,4 mil castrações gratuitas

 

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou a segunda edição do programa de castração para o controle populacional de cães e gatos. A novidade desta edição é que os proprietários de animais e ONGs poderão fazer a requisição diretamente pelo site da prefeitura. Basta clicar no banner “Programa de Castração de Animais 2019/2020” e preencher um formulário com dados pessoais. Em seguida, é necessário completar um cadastro sobre o animal, podendo incluir uma foto. O cidadão poderá ainda acompanhar o andamento do processo pelo site.
Caso o morador não tenha acesso à internet, o pedido poderá ser feito presencialmente no Protocolo Geral do Município (Rua Benjamin Constant, 244, ao lado da Prefeitura). Ao todo serão ofertadas 1,4 mil castrações. A prioridade é para fêmeas. Para fazer a requisição de forma presencial, é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência atualizado (contas de água ou luz), preencher uma ficha com a descrição do animal e assinar um termo de autorização do procedimento cirúrgico. O animal deve ter no mínimo 150 dias de vida e no máximo 8 anos para passar pela cirurgia.
Além da castração, os animais receberão um microchip de identificação. O dispositivo é do tamanho de um grão de arroz e será implantado sob a pele do pet. Por meio de um leitor específico, ele apresenta o seu código, que contém informações sobre o animal, como meio de contato com o dono, raça, porte, idade, entre outros dados relevantes. Os serviços serão prestados por clínicas credenciadas pelo governo municipal.  Os investimentos somam R$ 366 mil.
 
Prioridades
Caso a procura seja maior que o número de ofertas disponíveis, serão priorizados pedidos feitos por organizações não governamentais (ONGs) que atuam na proteção de animais, protetores independentes reconhecidos pelo município, além de pessoas assistidas por programas sociais como o Bolsa Família. O Secretário Municipal de Agricultura Pablo Mendes, ressalta a importância da prestação de serviço aos moradores de Foz. “Além de auxiliar no controle de quantidade de animais, prevenindo crias indesejadas, a castração ajuda a prevenir doenças nos animais, como câncer. São vários os benefícios que a castração traz para os animais”, explica. No caso das fêmeas se destacam com grandes vantagens ao passar pela castração, já que o processo acaba com os riscos da piometra (inflamação grave no útero que pode ser fatal) e de que sofram com uma gravidez psicológica, além de diminuir em até 90% as chances de que desenvolvam o câncer de mama.
Passo a passo
Após o cadastramento on-line ou presencial, a solicitação será encaminhada à Secretaria Municipal de Agricultura e posteriormente remetida às clínicas credenciadas que entrarão em contato com o dono do animal. Antes do procedimento cirúrgico (a castração de fêmeas consiste na remoção dos ovários e útero), o animal passará por exames laboratoriais que indicará se ele está apto ou não a fazer o procedimento. Estando apto a esterilização será realizada. Em caso de inaptidão, o Município entrará em contato com o dono do animal informando sobre o estado de saúde do bicho, com as recomendações necessárias.
Serviço
Requerimento castração de cães e gatos
Atendimento presencial: Segunda à sexta-feira – Das 8h às 17 horas
Local:  Protocolo Geral – R. Benjamin Constant, 244 – Centro
Atendimento on-line: www.pmfi.pr.gov.br
Facebook
Google+
Twitter