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Rumo e ABPF inauguram trem turístico entre Morretes e Antonina

Passeio tem como atração a Maria Fumaça Mogul 11, considerada a mais antiga locomotiva a vapor em operação no País e a única no Paraná

A partir deste fim de semana, o turismo paranaense ganha uma nova opção de lazer que relembra a história das ferrovias do estado. Em parceria com a Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) inaugura nesta sexta-feira (20/11) o projeto Trem Caiçara, trem de passageiros que vai circular entre os municípios de Antonina e Morretes, no Litoral do Paraná. O principal atrativo do passeio é a Maria Fumaça Mogul 11, fabricada em 1884. Trata-se da mais antiga locomotiva a vapor em operação regular no Brasil.

Com horários aos sábados e domingos, o passeio inclui um percurso de 16 quilômetros em meio à Mata Atlântica, cruzando áreas de rios e manguezais, além de propriedades rurais que margeiam a ferrovia entre os municípios. Ao todo, serão duas saídas por dia em cada uma das estações (9h30 e 14h30 em Antonina; 11h e 16h em Morretes). O retorno ao ponto de partida se dá via transporte rodoviário, sendo possível a compra da passagem junto ao ingresso. Durante a alta temporada, de dezembro a janeiro, os turistas poderão encontrar opções de viagens também às sextas-feiras. Em função do atual período de pandemia, estão sendo tomadas todas as medidas de prevenção indicadas pelos governos e pela Organização Mundial da Saúde. Não será permitido o embarque de passageiros sem máscaras.

“É uma verdadeira oportunidade para pessoas de todas as idades conhecerem e reviverem os tempos áureos da ferrovia”, diz Rodrigo Dolenga, diretor da ABPF. “As últimas excursões que transportaram turistas usando a linha foram na década de 1990, e apenas em datas comemorativas”.

Para viabilizar o projeto, a ABPF investiu mais de R﹩ 500 mil no restauro da maria fumaça e R﹩ 200 mil nos carros de passageiros, que contam com 120 lugares cada um. Mais de R﹩ 700 mil foram destinados pela Rumo, responsável pela administração da ferrovia, para a revitalização do trecho. O projeto de restauro da via foi viabilizado após assinatura de um protocolo de intenções entre a concessionária e o Governo do Paraná, em cerimônia realizada no final de 2019.

“Estamos felizes em fazer parte deste momento de resgate da memória ferroviária no estado do Paraná”, diz Guilherme Penin, diretor de Regulatório e Relações Institucionais da Rumo. “Essa parceria é importante para fomentar o turismo na região, assim como já temos feito com os trens de passageiros da Serra Verde. A comunidade poderá conhecer de perto duas importantes cidades do litoral, dando um novo significado para um trecho que ainda tem muitas boas histórias para contar”.

História sobre trilhos

O trecho que terá circulação do Trem Caiçara faz parte da Estrada de Ferro Dona Isabel, criada pelos irmãos Rebouças, engenheiros que receberam autorização em 1871 para a construção de uma ferrovia ligando o Porto de Antonina à cidade de Curitiba. Em 1875 o marco zero dessa via férrea foi transferido de Antonina para Paranaguá. O histórico ramal de Antonina foi aberto pela Estrada de Ferro Paraná em 1892, como mais uma opção para o desenvolvimento das cidades, no escoamento de riquezas da região.

Nesse contexto, o Trem Caiçara evoca aos turistas o ano de 1892, quando ocorreu a inauguração da ferrovia Dona Isabel – obra de extrema importância para o desenvolvimento das cidades de Antonina e Morretes. À frente do passeio estará uma centenária locomotiva a vapor: a Mogul de número 11, fabricada no ano de 1884 pela Baldwin Locomotive Works.

A Maria Fumaça foi a primeira adquirida pela E. F. Paraná para operar na Ferrovia Paranaguá – Curitiba, sendo utilizada até o final da década de 50. Em 1965, em comemoração aos 80 anos da ferrovia, foi escolhida para ser preservada, devido a seu número 11, em homenagem a 11ª divisão da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). Atualmente, faz parte do patrimônio da ABPF, responsável por reformá-la para esse projeto especial. A Mogul 11 também é a mais antiga locomotiva a vapor em operação regular no Brasil e a única no Paraná.

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