PUBLICIDADE

Seminário sobre Direitos Humanos promove diálogo com a sociedade

Evento celebra o 71º aniversário da assinatura da Declaração Universal de Direitos Humanos com debates inclusivos e diversificados

 

Começou ontem (9) em Foz do Iguaçu o 1º Seminário de Direitos Humanos, uma importante ferramenta de diálogo com a comunidade. O evento, que segue ao longo do dia de hoje (10) no Hotel Bella Itália, é organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e marca o 71º aniversário de assinatura da Declaração Universal de Direitos Humanos.
No primeiro dia, aproximadamente 90 participantes acompanharam os painéis sobre “Acolhimento familiar para a pessoa LGBTQ +” e ‘Os direitos das crianças’. Participaram do encontro jovens, líderes religiosos, lideranças de organizações não governamentais e servidores públicos.
“Esse seminário tem o objetivo de abrir o diálogo com a sociedade, especialmente com os colegas, servidores e servidoras públicas, para que a gente possa ter uma compreensão melhor e desconstruir a ideia de que direitos humanos é algo para bandido, quando na verdade os direitos humanos perpassam qualquer condição de humano”, explicou a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jerônymo.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dinorá Francisca de Moraes, destacou a importância de ampliar os diálogos para resgatar e preservar direitos. “Estamos vivendo um momento ímpar nessa gestão municipal. A visão que essa gestão tem é muito importante porque ela busca dialogar, busca cumprir esses deveres e tem ajudado em vários pontos. Em várias circunstâncias a gente procura e tem conquistado, coisa que em outros tempos não acontecia”, relatou.
Para Rosa Maria Jerônymo, promover eventos como o Seminário de Direitos Humanos é fundamental no desenvolvimento de uma sociedade melhor para todos. “Esse seminário busca ampliar o diálogo para que a gente possa de fato construir uma cidade que conviva com as diversidades e conviva em Paz”, acrescentou.
 
Declaração universal
Conforme o Secretário Municipal de Assistência Social, Elias de Sousa Oliveira, a adesão do país em acordos internacionais reflete no cuidado durante a prestação dos serviços à população, como proteção e acolhimento. “Esses pactos são traduzidos por meio das nossas políticas públicas. Então, quando estamos pensando no cuidado da criança e do adolescente que ofertamos no Cras, no Creas e na Casa de Passagem com adultos, estamos considerando o cumprimento desse conjunto de pactos”, disse.
 
Programação
Nesta terça-feira (10) o evento tem início 8h30 com uma palestra sobre Mulher: Raça, Etnia e Direitos Humanos, com a apresentação de Maria de Lurdes Santa de Souza, que é assessora da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/PR, com a moderação da Assistente Social Defensoria Pública do Paraná, Patrícia Vicente Dutra.
No período da manhã de terça será abordada também a temática “Os Direitos de Quem Migra”, com Érica Marta Ceccatto Kaefer do Comitê Nacional para Refugiados e a mediadora Priscila Dutra Dias da OAB- Foz do Iguaçu.
No período da tarde, o assunto “O Direito e o Respeito às Religiões no Estado Moderno” será apresentado pelo Diretor da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualiid Hussein Ali Mohd Rabah, a partir das 14h30. A moderadora do painel será a Francieli Toscan do Ministério Público – Paraná.
A professora de formação do Curso para Conselhos Tutelares – MP/RS, Alice Duarte de Bittencourt, ministrará a palestra sobre Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência ainda no período da tarde. A palestra de encerramento falará sobre Direitos Humanos e Democracia, a partir das 18 horas, com o Procurador Federal dos Direitos do Cidadão adjunto Marlon Alberto Weichert. A mediação será feita por Ivan Seixas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
 
1º Seminário sobre Direitos Humanos
Inscrições abertas: www.even3.com.br/secretariamunicipaldireitoshumanos/
Data: 10/12/2019
Horário: Das 8h30 às 19 horas
Local: Hotel Bella Itália – Av. República Argentina, 1700 – Centro, Foz do Iguaçu
Facebook
Google+
Twitter