Vem para Foz! Destino se prepara para receber mais de 11 mil visitantes. Só Itaipu pretende atrair 4,5 mil turistas

O turismo da usina e dos demais atrativos de Foz do Iguaçu reforçaram o atendimento. Pouco a pouco, com o incentivo de campanha promocional de retomada, setor vem melhorando desempenho.

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) vai reforçar o atendimento e ampliar o número de saídas para o último feriado prolongado do ano, antes do Natal e réveillon. Serão três dias de movimento intenso, de sábado (31 de outubro) a segunda-feira (2 de novembro), Dia de Finados.

A expectativa é que o número de visitantes, no período, chegue a 4,5 mil pessoas, praticamente igualando o desempenho registrado no feriado prolongado da Padroeira (de 10 a 12 de outubro) – uma data historicamente mais forte para o turismo.

O Destino Iguaçu como um todo espera receber mais de 11 mil pessoas, incluindo Cataratas do Iguaçu, usina de Itaipu, Marcos das Três Fronteiras e o Parque das Aves, entre outros.

O otimismo é embalado pela reabertura da Ponte da Amizade, no último dia 15, que deve impulsionar a visitação. A campanha Vem pra Foz!, criada por Itaipu e parceiros, também contribui para promover o destino.

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis) estima que a ocupação média da rede hoteleira será 54,7%, ante 38,7% registrados no feriado de Nossa Senhora Aparecida e 30% no feriado da Independência.

Os números ainda podem ser considerados baixos na comparação com o período pré-pandemia de covid-19, mas demonstram uma forte recuperação do setor. “Como principal atividade econômica de Foz do Iguaçu e região, o turismo está reagindo rápido. Os atrativos se prepararam bem, adotaram medidas sanitárias de segurança, e o turista pode visitar a cidade sem medo”, afirma o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

E complementa: “Foz do Iguaçu está bem preparada e recebe sempre bem nossos viajantes e o melhor: acaba virando uma opção para nossa gente que quer sair de casa e aproveitar o que a cidade tem de melhor. Opções não faltam”. O turismo é o principal carro-chefe da economia da cidade e movimenta o setor como um todo, dos guias de turismo, passando pelas camareiras, taxistas, motoristas de aplicativos, comerciantes e empresários do setor, em geral.

Passeio na Itaipu

O passeio Itaipu Panorâmica, o mais procurado pelos turistas que visitam a usina, sairá a cada meia hora, das 9h às 17. Em dias normais, as visitas são de hora em hora. O Refúgio Biológico Bela Vista também terá mais saídas (serão oito por dia) e abrirá na segunda-feira, dia que normalmente está fechado para manutenção. O mesmo acontecerá com o Ecomuseu, com abertura excepcional na segunda-feira.

Maior atrativo da região, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, também anunciou reforço no atendimento. A capacidade será de 525 visitantes por hora, totalizando o limite máximo de 5.250 entradas por dia. No Marco das Três Fronteiras, a capacidade de atendimento será de 1,5 mil pessoas simultaneamente. Já o Parque das Aves espera receber pelo menos 6 mil visitantes nos três dias de feriado.

Outro atrativo da cidade, o complexo Dreams Park Show, vai estender o atendimento em hora durante o feriado, das 9h às 23h. São sete opções de visita: Dreamland Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Vale dos Dinossauros, Dreams Ice Bar (Bar de Gelo), Dino Adventure, Super Carros e o recém-inaugurado Dreams Motor Show. A expectativa é repetir o desempenho do feriado da Padroeira, com mais de 11 mil ingressos vendidos.

Vem pra Foz!

A campanha Vem pra Foz! foi lançada no final de agosto, pela Itaipu e parceiros do setor turístico de Foz do Iguaçu, como parte de um movimento para a retomada da economia da cidade. A intenção é apresentar Foz do Iguaçu como destino seguro, que adotou protocolos sanitários rigorosos, e que oferece ao turista opções de passeios únicos, como as Cataratas do Iguaçu e a usina de Itaipu, entre outros.

Em setembro, foi lançada a segunda fase da campanha, com a divulgação do aplicativo “Foz com Descontos”. “Ao baixar o programa no tablet ou smartphone, o turista pode comprar passeios, produtos e serviços e programar melhor a viagem”, explica Felipe Gonzales, presidente do Visit Iguassu, que administra essa segunda etapa do Vem para Foz! com a  parceria do trade.

As ações de valorização do turismo integram um dos eixos do Programa Acelera Foz, que tem coordenação estratégica da Itaipu e parceiros. O programa foi lançado em maio para estimular a retomada do crescimento da cidade e minimizar os impactos econômicos da pandemia de covid-19.

 

Crédito das fotos: Kiko Sierich/PTI

Likes:
1 0
Views:
129

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.