A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu ofereceu suporte ao evento Maio Amarelo 2025 , realizado na manhã da última segunda-feira (05), no plenário da instituição.
A cerimônia compôs as ações do Movimento por Zero Vítimas no Trânsito , em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT) .
Durante a solenidade, aconteceram diversas palestras com foco na educação e conscientização viária , com a presença de representantes do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) .
Abertura com Reflexão e Propósito
A programação teve início com a fala do presidente do Movimento Zero Mortes, Gilberto Ivan dos Santos , que ressaltou o valor da campanha Maio Amarelo e registrou que Foz foi uma das primeiras cidades a aderir à iniciativa.
Segundo ele, “ o retrovisor nos ensina com o passado, mas é o para-brisa que nos guia para o futuro ”.
Ainda de acordo com Gilberto, é fundamental manter esse trabalho ao longo de todo o ano , e não apenas no mês de maio.
Depoimento Emocionante do Presidente da Câmara
Em seguida, o presidente da Câmara, Paulo Debrito (PL) , apresentou um relato comovente. Conforme explicado, ele perdeu um irmão em um acidente de trânsito e, desde então, sua família enfrentou essa dor.
” Estamos aqui para mudar essa realidade. Acredito que o poder público deve realizar ações educativas nas escolas e nos diferentes setores da sociedade “, enfatizou.
Para ele, a presença expressiva de autoridades e cidadãos no evento representa um passo importante na luta por um trânsito mais seguro.
Prefeito Endossa a Luta por Menos Acidentes
O prefeito de Foz, General Silva e Luna , também marcou presença e discursou em defesa da mobilização. Ele destacou que milhares de pessoas se locomovem diariamente para diferentes destinos, como escolas, trabalhos e compromissos familiares.
“Entretanto, infelizmente, muitos desses trajetos terminam em tragédias, muitas vezes por razões evitáveis, como distração com o celular, ausência do capacete ou falta de empatia”, pontuou. De acordo com o prefeito, por trás de cada dado estatístico há uma história de vida interrompida.
Dados Relevantes e Ações do Programa Vida no Trânsito
A coordenadora do PVT em Foz, Lizandra Bezerra da Silva Santos , apresentou números preocupantes e destacou a importância de manter a visibilidade da segurança viária durante o ano todo. Ela lembrou que, apesar do Maio Amarelo simbolizar um marco de mobilização, o trabalho preventivo é contínuo.
Segundo ela, “ não se construiu uma política pública eficiente sem cooperação ”.
Em 2024, o município registrou 4.282 ocorrências de trânsito , sendo que 775 envolveram feridos . Além disso, dos 23 óbitos registrados no ano, 17 eram motociclistas . Já em 2025, até o momento, 6 dos 9 óbitos também envolveram condutores de motos. Lizandra ainda frisou que a maioria das víti
mas tem entre 18 e 29 anos , sendo 62,1% homens e 37,9% mulheres .
Iniciativas Educativas: Conexão DNIT
Representando o DNIT, o agente de trânsito Erley de Oliveira apresentou o programa Conexão DNIT , orientação à formação de professores e distribuição de materiais pedagógicos sobre segurança no trânsito para escolas e comunidades.
“ Estamos preparando nossas crianças para que, ao completarem 18 anos, estejam mais conscientes sobre o trânsito ”, afirmou.
Palestra Maio Amarelo sobre Conscientização e Responsabilidade
O administrador do ONSV, Cristiano Ditzmann , contribuiu uma palestra com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade e Desacelere: Seu Bem Maior é a Vida”. Ele reforça que todos têm um papel essencial na preservação da vida.
“ A mobilidade é um direito, e a segurança é uma responsabilidade coletiva ”, concluiu.
Autoridades presentes no Evento
Diversas autoridades compareceram ao evento Maio Amarelo, demonstrando apoio à causa, entre elas:
Vereadoras Anice Gazzoui (PP), Márcia Bachixte (MDB), Valentina (PT)
Vereadores Adnan El Sayed (PSD), Sidnei Prestes (Mobiliza), Soldado Fruet (PL)
Márcio, chefe da Casa Civil
Capitão De Lima , representante do
Tenente Balezini , da Polícia Militar
Delegado Rogério Lopes , chefe da
Aspirante Muniz , do 9º Grupamento de Bombeiros
Almirante Paulo Tinoco , secretário de Segurança Pública
Aline Maicrovicz , coordenadora da Foztrans e secretária de Mobilidade Urbana
Fábio de Mello , secretário de Saúde
Silvana Garcia , secretária
Patrick Andrey Wietholter , representante da Itaipu Binacional