A Itaipu Binacional realizou, nesta quarta-feira (3), a doação de cinco veículos de sua frota a órgãos públicos e entidades sociais do Paraná. A entrega aconteceu no Centro Executivo da empresa, em Foz do Iguaçu (PR), como parte das ações do Programa Itaipu Mais que Energia.
Instituições contempladas
Receberam os veículos:
* Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul (PR);
* Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro);
* Município de Virmond (PR);
* Associação de Defesa dos Rios e Meio Ambiente (Aderma);
* ACTEP Regional Maringá.
Os automóveis, em excelente estado de conservação e com revisões em dia, já cumpriram sua missão dentro da usina e agora terão novas finalidades sociais e educacionais.
Importância para pesquisa e comunidades
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que a iniciativa reforça o apoio à pesquisa científica, à agricultura familiar e à qualidade de vida das comunidades. Ele ressaltou ainda o papel das universidades na preservação ambiental:
“Toda política socioambiental que retarde a emissão de resíduos no nosso reservatório evita o assoreamento e prolonga a vida do rio. Essas universidades estão diretamente envolvidas em pesquisa e extensão nessa área, totalmente conectadas à nossa missão”.
Apoio às universidades
O professor Fábio Luiz Zeneratti, diretor do campus Laranjeiras do Sul da UFFS, explicou que o veículo vai ampliar as ações de ensino e extensão:
“Atuamos junto a comunidades, agricultores familiares, pequenos produtores e terras indígenas. Para chegar a esses locais, precisamos de transporte adequado. Esse carro vai suprir uma grande necessidade da universidade”, disse.
Na Unicentro, o veículo será destinado ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre. O coordenador Rodrigo Antonio Martins de Souza explicou que o automóvel dará suporte em ações de resgate:
“O carro será fundamental no auxílio à Polícia Ambiental e ao Corpo de Bombeiros em operações com animais silvestres, como onça-parda e lobo-guará. Também agilizará a soltura após a reabilitação desses animais”, destacou.
Reconhecimento das entidades ambientais
A Aderma também celebrou a parceria. A presidente Maria Janete e o coordenador Rodrigo Zancanaro agradeceram a doação:
“É essencial destacar a forma como a Itaipu tem olhado para as entidades, reconhecendo suas necessidades. Cumprir essa função social é vital, pois beneficia tanto as instituições quanto a comunidade como um todo”, disse Zancanaro.
Participação na cerimônia
A solenidade contou ainda com a presença de Luiz Fernando Delazari (diretor jurídico da Itaipu), Iggor Gomes Rocha (diretor administrativo), Carlos Carboni (diretor de coordenação) e Eduardo Scirea (assessor de Responsabilidade Social).



