Pesquisar

PUBLICIDADE

Jacutingas criadas no Parque das Aves reforçam a população da espécie na Mata Atlântica

Quatro aves foram enviadas de Foz do Iguaçu (PR) para São Francisco Xavier (SP), onde passarão por adaptação e treinamento antes da possível soltura na natureza

Quatro jacutingas (Aburria jacutinga) nascidas no Parque das Aves foram transportadas de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, para São Francisco Xavier, em São Paulo. As aves passarão por um período de adaptação e treinamento comportamental antes da possível soltura em uma área de ocorrência natural da espécie.

A jacutinga é classificada como Em Perigo pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). A espécie é uma das aves ameaçadas da Mata Atlântica que conta com ações integradas de reprodução, manejo e reintrodução.

Transporte foi realizado pelo programa Avião Solidário

O deslocamento das aves ocorreu por meio do Avião Solidário, da LATAM, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). A iniciativa viabilizou o transporte aéreo gratuito e contribuiu para reduzir o tempo de viagem em comparação ao deslocamento terrestre.

As jacutingas embarcaram em Foz do Iguaçu com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. No local, foram recebidas pela equipe da SAVE Brasil e, com acompanhamento veterinário, seguiram por transporte terrestre até São Francisco Xavier.

As aves permanecerão em um recinto de adaptação, onde serão preparadas para a possível soltura em ambiente natural. O processo reúne diferentes instituições, que contribuem com conhecimento técnico, estrutura e logística para fortalecer a conservação da espécie.

Projeto Voa, Jacutinga chega a 26 aves destinadas ao reforço populacional

As jacutingas fazem parte do projeto Voa, Jacutinga, desenvolvido pelo Parque das Aves. A iniciativa promove a reprodução da espécie sob cuidados humanos e encaminha os indivíduos para instituições parceiras responsáveis pelas etapas de adaptação, treinamento e possível soltura.

Com o envio deste novo grupo, o projeto alcança a marca de 26 jacutingas destinadas a ações de reforço populacional. O resultado representa um avanço nas estratégias de conservação da espécie e na recuperação de populações da Mata Atlântica.

Certificado internacionalmente pela Associação Latino-americana de Parques Zoológicos e Aquários (ALPZA) em 2023, o projeto também atua na sensibilização do público sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.

“O Voa, Jacutinga representa um compromisso de longo prazo com a recuperação dessa espécie. Cada ave enviada é resultado de anos de planejamento, manejo especializado e acompanhamento técnico desde o nascimento. Alcançar a marca de 26 jacutingas destinadas ao reforço populacional é uma conquista que demonstra como o trabalho desenvolvido pelo Parque das Aves gera resultados concretos para a conservação da Mata Atlântica e fortalece os esforços conjuntos com parceiros para recuperar essa espécie em seu ambiente de ocorrência natural”, destaca a diretora técnica do Parque das Aves, Roberta Manacero.

Parceria amplia a eficiência e o bem-estar das aves

O apoio do programa Avião Solidário permite que animais sejam transportados gratuitamente entre instituições parceiras. Além de reduzir o tempo de deslocamento, a logística aérea favorece a segurança e o bem-estar dos animais durante a viagem.

“A parceria entre a LATAM e a AZAB demonstra como diferentes organizações podem atuar em conjunto para fortalecer ações de conservação ambiental. O apoio do Avião Solidário ao Parque das Aves proporciona uma logística mais ágil, sem custos para a instituição e com mais segurança e bem-estar para as aves durante esse importante deslocamento”, afirma Roberta Manacero.

Sobre o Parque das Aves

O Parque das Aves mantém um centro de conservação dedicado a espécies da Mata Atlântica e atua no acolhimento de animais resgatados. Com mais de 30 anos de história, é o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas do Iguaçu.

A instituição possui, há anos, o selo Travellers’ Choice do TripAdvisor e ocupa o primeiro lugar na lista dos atrativos mais recomendados do Brasil na plataforma.

O Parque também se destaca pela gastronomia. Em 2026, o Restaurante Sabores da Floresta foi premiado no Festival Bom Gourmet, reforçando a experiência oferecida aos visitantes de Foz do Iguaçu.

Como instituição privada, o Parque das Aves mantém suas atividades por meio da visitação, do consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico, formado pelo Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça, e das compras na loja de souvenirs.