PUBLICIDADE

Foz do Iguaçu vai receber Reunião dos Altos Executivos da Cier, em 2023

Anúncio foi feito durante encontro da Comissão de Integração Energética Regional (Cier), em Assunção (PY), nesta terça-feira (15).

 

Foz do Iguaçu vai sediar a 58ª edição da Reunião dos Altos Executivos da Comissão de Integração Energética Regional (Cier), em novembro de 2023. O anúncio foi feito pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden Junior, na abertura da 57ª Reunião, que acontece de 15 a 16 de novembro, no Centro de Convenções da Conmebol em Luque, na região metropolitana de Assunção (PY).

Como presidente do Comitê Brasileiro (Bracier), Risden enalteceu o papel da Itaipu e do próprio comitê na integração energética regional, além de parabenizar os organizadores do encontro pela oportunidade de debater temas relevantes para a integração energética entre os países.

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, discursou durante a cerimônia de abertura, reforçando o papel do país vizinho no processo de integração regional, principalmente, por meio de suas duas hidrelétricas binacionais: Itaipu, com o Brasil, e Yacyretá, com a Argentina.

Também participaram da abertura os diretores da Itaipu David Krug (técnico executivo), que também é vice-presidente de geração do Bracier; André Pepitone (financeiro executivo); Luiz Felipe Carbonell (Coordenação); Mariana Thiele (jurídica); além de diretores e conselheiros paraguaios da Itaipu. Ministros da República do Paraguai; autoridades da mesa diretiva da Cier e ministros e presidentes de entidades elétricas da América do Sul, Central e Caribe completaram o grupo.

Após a abertura, vários painéis trataram sobre os desafios energéticos para a região. Na tarde desta quarta-feira (16), André Pepitone apresenta o painel “Transição energética, a ‘chave’ sustentável: ambiental e social”. Após a fala, será feita a entrega do Prêmio Cier de Inovação. Itaipu e PTI receberão o prêmio na categoria “descentralização”.

Reunião dos Altos Executivos

A reunião é o evento anual mais importante da Cier, celebrada de maneira contínua desde 1965, na qual profissionais de empresas e instituições da América do Sul, Central e Caribe são convidados a discutir temas comuns de integração energética, compartilhando experiências para o desenvolvimento do tema em seus países.

Este ano, o evento é organizado pelo Comitê Paraguaio (Pacier), coordenado pelo presidente da Administração Nacional de Eletricidade (Ande), Félix Sosa, que também é conselheiro da Itaipu. A margem direita da Binacional participou da organização do encontro no Paraguai.

A Cier é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1965 e sediada em Montevidéu, e possui Comitês Nacionais na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Peru. Também congrega um Comitê da América Central e Caribe (Cecacier).

Créditos: Divulgação Bracier/Itaipu Binacional.

Facebook
Twitter
Email
Telegram
WhatsApp

PUBLICIDADE