Vigilância Epidemiológica esclarece normas do isolamento domiciliar

Aumento de casos levantou a preocupação das empresas com relação à segurança dos colaboradores

 

Em Foz do Iguaçu o número de casos da Covid-19 tem aumentado gradativamente nos últimos dias, demonstrando que estamos numa fase de aceleração da pandemia no município.

Dos 335 casos confirmados da doença desde março, 173 foram confirmados nos últimos dez dias, representando 52% do total de casos. Com este aumento, está se tornando comum a confirmação de casos em trabalhadores nos mais variados seguimentos da sociedade, trazendo uma preocupação destes locais em relação à segurança dos seus colaboradores.

Importante ressaltar que a confirmação de casos desta doença obedece a um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde na condução do indivíduo infectado. Estabelece entre outras ações, o isolamento domiciliar por um período de 14 dias, sendo posteriormente liberado, se assintomático.

Além do indivíduo confirmado com a doença, o isolamento também está indicado para as pessoas que tiveram contato nas seguintes situações:

CONTATO PRÓXIMO

  • Uma pessoa que teve contato físico direto (ex aperto de mão, abraço, beijo) com caso confirmado;
  • Uma pessoa que tenha contato direto desprotegido com secreções;
  • Uma pessoa que teve contato frente a frente por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 1 metro;
  • Uma pessoa que esteve em ambiente fechado por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 1 metro;

CONTATO FAMILIAR

  • Uma pessoa que reside na mesma casa/ambiente

    Em Foz do Iguaçu, no momento da prescrição do isolamento para o caso confirmado, já são incluídos seus familiares que residem na mesma casa. A Vigilância, no momento em que recebe a notificação, realiza a entrevista com o caso, buscando entre outras ações, o rastreamento de contatos próximos do mesmo para prescrição de isolamento.

    Neste momento de avanço da pandemia é muito importante o isolamento de todos os contatos de um indivíduo confirmado para Covid-19 como forma de reduzir a transmissibilidade da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.