PUBLICIDADE

Câmara de Foz do Iguaçu promove ato em apoio ao Agosto Lilás

A Bancada da Mulher na Câmara de Foz do Iguaçu promove ato em apoio ao Agosto Lilás

Constituída pelas vereadoras, Anice Gazzaoui (PP), Protetora Carol (PP) e Yasmin Hachen (MDB), a bancada impulsiona a campanha de combate à violência contra a mulher com decoração temática do plenário na sessão desta terça-feira, 15 de agosto.

A Lei nº 14.448/22 institui Agosto Lilás como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência.

Na mesma sessão, as vereadoras fmencionaram também ao Agosto Dourado, campa

nha que incentiva a amamentação e reforça a importância para a saúde do bebê.

Além disso, agosto foi instituído como o “Mês do Aleitamento Materno”, por meio da Lei nº 13.435/2017.

“A importância é estarmos lembrando sempre que nós temos que acabar com a violência contra a mulher não só nesse mês, mas como todos os outros meses, como todos os dias. É importante a gente lembrar que todas as mulheres têm suas liberdades e que elas não podem ser julgadas, agredidas ou violentadas por simplesmente serem mulheres”, declarou a vereadora Anice Gazzaoui (PL).

O “Agosto Lilás” é um movimento de conscientização e combate à violência contra a mulher

Especialmente focado em divulgar e prevenir da violência doméstica e familiar.

O nome “Agosto Lilás” faz referência à aprovação da Lei Maria da Penha:

Uma das mais importantes legislações brasileiras para enfrentar a violência contra a mulher. Essa lei passou a vigorar em 7 de agosto de 2006.

Durante o mês de agosto, diversas atividades, campanhas e ações tomam destaque em todo o Brasil para conscientizar a população sobre os direitos das mulheres e os diferentes tipos de violência que elas enfrentam.

O movimento busca informar as mulheres sobre como identificar situações de abuso, como buscar ajuda e quais são os recursos legais disponíveis para protegê-las.

O foco principal do Agosto Lilás é a prevenção da violência, incentivando as mulheres a reconhecerem seus direitos e denunciarem casos de violência doméstica e familiar.

Além disso, busca promover a reflexão na sociedade sobre a importância de uma cultura de respeito e igualdade de gênero.

Rede de apoio 

O Agosto Lilás é uma oportunidade não apenas de fortalece os avanços conquistados, mas também de reconhece que a luta contra a violência doméstica e de gênero ainda é uma realidade urgente em muitas partes do mundo. Portanto, a conscientização contínua é fundamental para gerar mudanças na sociedade, construindo um ambiente mais seguro e igualitário para as mulheres.

Senos assim, é importante ressaltar que a Câmara Municipal  atua de forma integrante com às redes de apoio e proteção às mulheres e crianças:

Exercendo políticas públicas em prol da ampliação da segurança e defesa. São elas:

  • CRAM – Centro Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (0800 643 8111)  – Saiba mais
  • CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (45) 3901-3275 – Saiba mais
  • Núcleo de Cidadania – Saiba mais
  • Delegacia da Mulher – Saiba mais
Facebook
Twitter
Email
Telegram
WhatsApp

PUBLICIDADE