As oficinas presenciais Interlegis de qualificação para servidores públicos municipais e legisladores, promovidas pelo Senado Federal, e solicitadas pela Câmara de Foz, encerraram na quinta-feira, 28 de novembro, no plenário da Câmara de Foz do Iguaçu.
Os cursos tratam da atualização e revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno de casas legislativas. O encontro só foi devido a uma parceria estabelecida em Brasília pelo Legislativo iguaçuense com o sistema Interlegis do Senado.
A iniciativa proporciona capacitação, aprimoramento e avanços nas práticas legislativas.
É uma oportunidade para funcionários públicos e vereadores, inclusive eleitos para a próxima legislatura, conhecerem a metodologia e aspectos fundamentais da Lei Orgânica e do Regimento Interno, promovendo atualizações e discussões. .
As oficinas são ministradas e ofertadas pelo Interlegis, programa do Senado Federal.
Os participantes
A utilização de ferramentas disponibilizadas pelo Interlegis foi destacada pela controladora interna da Câmara de Santa Terezinha de Itaipu – PR, Luciane da Silva, “A Câmara de Santa Terezinha já utiliza o SAPL e tem sido um facilitador muito grande para o sistema legislativo da Casa. O Interlegis ainda permite que a gente possa participar das oficinas como forma de atualização”, afirmou.
Para Vanderlei Augusto, agente legislativo da Câmara de Canoinhas – SC, disse que “a comunicação e a troca de informações vai ser muito produtivo. O ensinamento do pessoal do Senado e do Interlegis também é muito produtivo e só tem a agregar para nossa cidade”.
“O que nós aprendemos aqui foi extremamente útil para nós e para nossa Lei Orgânica ficar mais a contento e segura”. De acordo com Sônia Severino, auxiliar administrativa da Câmara de São Miguel do Iguaçu – PR.
Vereadores eleitos
Alguns parlamentares eleitos participaram da oficina e acompanharam as discussões no plenário. “Desde já quero parabenizar a casa por trazer esse estudo da Lei Orgânica e do Regimento Interno. Para nós, novatos aqui no Poder Legislativo, é muito gratificante”, comentou Paulo Debrito (PL). Márcia Bachixte (MDB), também falou como “é importante para a gente poder se aprofundar nos assuntos”.