O Paraná conquistou o topo do ranking nacional de crescimento nas atividades turísticas em fevereiro de 2025. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (10), o estado registrou um aumento de 6,5% em relação a janeiro — mais do que o dobro da média brasileira, que foi de 2,9%.
O desempenho paranaense superou inclusive estados com forte tradição turística nessa época do ano, como Rio de Janeiro (3,1%), Minas Gerais (1,7%), Pernambuco (1,3%), São Paulo (-0,9%), Santa Catarina (-1,1%) e Bahia (-3,2%).
Resultado de planejamento e ações estratégicas
O crescimento expressivo é reflexo direto de políticas públicas voltadas à promoção dos atrativos paranaenses. Iniciativas como o Verão Maior Paraná — com a maior programação musical e esportiva do país nas praias — e o incentivo ao turismo de natureza, religioso e gastronômico têm colocado o estado na rota de turistas do Brasil inteiro.
Sob a liderança do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná tem investido fortemente na infraestrutura turística, na qualificação do setor e em campanhas de divulgação nacional e internacional. “O turismo é uma das vocações do nosso estado, e estamos mostrando que, com planejamento, parcerias e ações concretas, é possível gerar emprego, renda e desenvolvimento sustentável em todas as regiões”, destaca o governador.
Acumulados também apontam tendência de alta
O bom momento do setor não se restringe a fevereiro. No acumulado de 2025, o turismo do Paraná cresceu 5,9%, acima da média nacional de 5,3%. Já na comparação dos últimos 12 meses, a alta foi de 7,7%, quase o dobro da média brasileira (4,3%). Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento estadual foi de 9,9%, enquanto o índice nacional ficou em 7,3%.
Com resultados acima da média em todas as comparações, o Paraná consolida-se como um dos destinos mais promissores e estruturados do país — e mostra que turismo também é sinônimo de desenvolvimento econômico.