Foz do Iguaçu é a cidade do Paraná mais bem avaliada no tratamento de água e esgoto, conforme o Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil. O município subiu da 13ª para a 10ª colocação entre as 100 maiores cidades do país, superando capitais como Curitiba, além de Maringá, Londrina e Ponta Grossa.
A cidade atingiu 99,31% de cobertura de água tratada e 90,66% de coleta e tratamento de esgoto, números que refletem os investimentos feitos pela Sanepar nos últimos anos. Entre 2019 e 2024, a empresa estadual destinou R$ 8,8 bilhões à melhoria dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário no Paraná.
“Temos muito a comemorar. Essa evolução no ranking é fruto dos investimentos da Sanepar em Foz e em outros municípios do estado”, destaca o prefeito General Silva e Luna.
Além de Foz, outras quatro cidades paranaenses estão entre as 20 melhores do país: Ponta Grossa (13º), Maringá (14º), Curitiba (18º) e Londrina (20º).
Consciência ambiental é parte do desafio
O avanço na infraestrutura de saneamento também requer o envolvimento da população. O diretor de Saneamento e Meio Ambiente, Dantas Duarte, alerta para práticas prejudiciais:
“É essencial que o cidadão evite jogar lixo nas ruas e fazer ligações irregulares. Essas atitudes causam entupimentos e rompimentos nas redes, poluindo os rios e prejudicando o meio ambiente”, explica.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Sanepar, vem atuando na fiscalização e na conscientização para preservar os recursos hídricos da região.
Saneamento como política de Estado
Com presença em 345 municípios do Paraná, a Sanepar conduz um dos maiores programas de saneamento do Brasil. Atualmente, 100% da população atendida tem acesso à água tratada, e mais de 81% conta com coleta de esgoto, sendo 100% do esgoto coletado tratado.
Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o objetivo é ambicioso:
“Até 2029, investiremos R$ 11,8 bilhões para universalizar o saneamento no Paraná. Estamos na vanguarda com ações concretas, como as Parcerias Público-Privadas (PPPs), que tornam o saneamento prioridade nas políticas públicas.”
Com esses avanços, Foz do Iguaçu se consolida como referência nacional em saneamento básico e qualidade de vida.