Search

PUBLICIDADE

Outubro Rosa: Itaipu investe R$ 42,7 milhões na saúde da mulher

Durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, a Itaipu Binacional destaca seus investimentos em infraestrutura hospitalar e no fortalecimento da rede pública de saúde.

Desde 2023, já foram destinados R$ 42,7 milhões para a compra de equipamentos, softwares e licenças em hospitais do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.

Parte desses equipamentos já foi entregue, enquanto outros seguem em processo de aquisição.

Nova diretriz do Ministério da Saúde

A campanha de 2025 ganha ainda mais importância com a atualização do Ministério da Saúde, que passou a recomendar a mamografia a partir dos 40 anos, mesmo para mulheres assintomáticas.

A medida amplia o acesso ao exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando a necessidade de infraestrutura para atender à demanda.

O mastologista Arnaldo Cortez Junior, do Hospital Itamed, reforça que o diagnóstico precoce é fundamental.

“O câncer de mama pode levar até dez anos para atingir um centímetro. Detectar nódulos apenas pelo toque é difícil, por isso exames de imagem, como a mamografia, são indispensáveis”, explica.

Programa Itaipu Mais que Energia

Além de sua atuação estratégica na geração de energia, a Itaipu, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, investe diretamente na saúde pública.

Entre os equipamentos adquiridos estão mamógrafos, aparelhos de ultrassom, sistemas de radioterapia, ressonâncias magnéticas e até softwares de inteligência artificial para apoiar diagnósticos.

Entre os hospitais beneficiados estão o Honpar (Arapongas), Cismepar (Londrina), Hospital da Providência (Apucarana), Hospital do Câncer de Francisco Beltrão, Uopeccan (Cascavel e Umuarama) e a Associação Beneficente Douradense (MS).

 

Hospital Itamed: referência regional

A Itaipu também é instituidora do Hospital Itamed, em Foz do Iguaçu, referência regional no tratamento oncológico.

Atualmente, 621 pacientes em acompanhamento são de câncer de mama, de um total de 1,5 mil. Somente no último mês, a unidade realizou 1,3 mil sessões de quimio e radioterapia e cerca de 150 cirurgias.

A importância da prevenção

Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, investir em saúde é um compromisso social.

“No Outubro Rosa, reafirmamos nosso papel como agente estratégico de apoio à saúde pública. Investir em diagnóstico precoce e tratamento não é apenas uma ação social, é um compromisso com a vida, a dignidade e o desenvolvimento da região”, destacou.

Cenário nacional e regional

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025.

O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, com 73,6 mil novos diagnósticos anuais. No Paraná, até o fim de 2025, estima-se que serão registrados mais de 13,4 mil novos casos de câncer em mulheres, sendo 3,6 mil apenas de mama.

Combate e responsabilidade social

 

A prevenção segue como principal ferramenta contra o câncer. Manter exames em dia e evitar fatores de risco, como álcool, tabaco e sedentarismo, são medidas essenciais.

A campanha Outubro Rosa de 2025 traz também um novo desafio: ampliar o acesso à mamografia e garantir que o tratamento seja digno e eficaz.

A Itaipu, por meio de suas ações socioambientais, se soma ao SUS, municípios e instituições de saúde na luta pela vida.

Hospitais e municípios atendidos

  • Hospital da Providência (Apucarana): sistema de radioterapia guiada por imagem e licenças para prontuário eletrônico;
  • Honpar (Arapongas): aparelho de ressonância magnética e hemodinâmica;
  • Uopeccan (Cascavel): softwares de inteligência artificial e mesa robótica 6D;
  • Uopeccan (Umuarama): estação de trabalho para planejamento com IA e upgrade tecnológico para Acelerador Linear;
  • Hospital do Câncer – Ceonc (Francisco Beltrão): PET-CT e licença de operação;
  • Cismepar (Londrina): mamógrafo, ultrassons, eletrocardiógrafos e bisturis elétricos;
  • Associação Beneficente Douradense (Dourados/MS): incubadoras, ultrassons, bisturis elétricos, mesas cirúrgicas e geradores de energia.

 

Fonte:IB.