Search

PUBLICIDADE

Argentinos visitam Foz do Iguaçu para vivência cultural e prática do português

Grupo participou de atividades culturais e passeio histórico no centro da cidade

Foz do Iguaçu recebeu neste sábado (19) um grupo de argentinos que veio à cidade para uma experiência de imersão cultural e linguística. A visita reuniu participantes de diferentes idades e formações, todos unidos pelo interesse em aprender português e se conectar com a cultura brasileira.

A iniciativa é liderada por duas professoras aposentadas da cidade de Resistência, na província de Chaco, que há mais de 25 anos ensinam o português como língua adicional. Mesmo após a aposentadoria, seguem dando aulas de forma independente e organizando viagens educativas ao Brasil.

Esta é a terceira vez que o grupo visita Foz do Iguaçu. Em viagens anteriores, estiveram na Feira do Livro e na Biblioteca do Turismo. Agora, além de serem recebidos na Fundação Cultural, participaram de um roteiro especial de educação patrimonial, com passeio guiado a pé pelo centro histórico da cidade.

“O interesse pelo português surge de forma natural. Muitos argentinos visitam o Brasil com frequência, e essas experiências despertam ainda mais curiosidade e admiração pela cultura”, explica Ângela Gauna, bibliotecária e ex-professora da Universidade Nacional do Nordeste.

Para o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites, momentos como este fortalecem o papel de Foz como cidade plural.
“É um privilégio contribuir com esse intercâmbio por meio da arte e da história”, destacou.

Já o prefeito General Silva e Luna reforçou a importância da troca cultural entre os países.
“Foz do Iguaçu se fortalece nas trocas culturais. A presença do grupo argentino simboliza a união entre os povos por meio da educação”, afirmou.

O grupo retorna a Resistência nesta terça-feira (22), levando na bagagem novas experiências e ainda mais proximidade com o Brasil.