A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu acaba de ganhar três novos reforços: Brenda, Glock e Xerife, cães da raça Pastor Belga Malinois altamente treinados para atuar no patrulhamento da cidade. A Unidade K9, que ficou desativada por sete anos, foi reativada na última semana por meio de um termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal e a empresa Kennel Adestramento, firmado pela Secretaria de Segurança Pública.
Reforço na segurança pública
Os cães atuarão em operações táticas e rondas diárias, ajudando no combate ao crime e aumentando a sensação de segurança da população. Entre suas principais funções, estão:
✅ Detecção de substâncias ilícitas (drogas, armas e munições)
✅ Apoio na abordagem de suspeitos
✅ Auxílio na localização de pessoas desaparecidas
✅ Participação em ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas
O inspetor Ezequiel Bertolino, responsável pela Unidade K9, acredita que a reativação do grupo trará mais eficiência ao trabalho da Guarda Municipal:
“Estamos esperançosos de que o emprego desses cães irá otimizar e dar mais visibilidade ao trabalho da Guarda Municipal.”
Escalas de trabalho e expectativa para o futuro
A partir desta segunda-feira (31), Brenda, Glock e Xerife passam a cumprir escalas dentro da corporação, seguindo uma rotina que inclui períodos de trabalho, descanso e treinamento contínuo.
O secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Tinoco, destacou que o retorno da Unidade K9 foi uma iniciativa do prefeito General Silva e Luna. Além de contribuir para a segurança local, o objetivo é consolidar a Guarda Municipal de Foz do Iguaçu como referência no estado e no país.
“É um reforço muito importante para colocarmos a nossa Guarda Municipal como referência para o estado e, futuramente, para todo o país.” – afirmou Tinoco.