A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou, na quinta-feira, 14 de novembro, uma sessão ordinária em que foram aprovados importantes projetos de lei.
Entre eles, destacam-se o Projeto de Lei 64/2024, que estabelece a Patrulha da Pessoa Idosa no município, e o Projeto de Lei 92/2024, que cria o mês “Foz junto com a Melhor Idade”. Ambas as propostas são de autoria da vereadora Anice Gazzaoui e têm como objetivo promover o bem-estar, garantir direitos e combater a violência contra os idosos.
O projeto da Patrulha da Pessoa Idosa visa prevenir e enfrentar diferentes formas de violência, como física, psicológica, moral e patrimonial, por meio da atuação de agentes públicos capacitados para oferecer um atendimento humanizado às vítimas. “A pessoa idosa está suscetível a violências em diversos contextos, seja nas ruas, no comércio ou até mesmo dentro de casa”, ressaltou a vereadora Anice.
Sobre o mês “Foz junto com a Melhor Idade”, Anice destacou a relevância de criar oportunidades para a população idosa. “O município precisa valorizar e respeitar os idosos. Este mês tem o objetivo de promover ações voltadas para a saúde, educação, esporte e cultura, proporcionando mais qualidade de vida a eles”, afirmou.
Cordão Tulipa Vermelha para conscientização sobre Parkinson
Outro projeto aprovado na mesma sessão foi o de número 99/2024, também de autoria da vereadora Anice Gazzaoui, que institui o uso do “Cordão Tulipa Vermelha” como símbolo de identificação e conscientização para pessoas com doença de Parkinson. Segundo a parlamentar, a iniciativa busca garantir atendimento prioritário e respeitoso, especialmente em estabelecimentos comerciais e de saúde. “Precisamos oferecer suporte adequado para que essas pessoas tenham os direitos assegurados e recebam o devido cuidado”, concluiu Anice.