PUBLICIDADE

Diálogo Global – Energia Limpa em Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional está dando suporte a um dos mais importantes eventos globais sobre energia limpa deste ano, que reúne membros da Clean Energy Ministerial e da Mission Innovation.

Além dos ministros de Energia dos países do G20. O objetivo principal é definir uma agenda estratégica voltada para acelerar a transição mundial rumo a fontes de energia sustentáveis.

O evento acontece entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, nos hotéis Mabu e Bourbon, em Foz do Iguaçu (PR).

Nesta última terça-feira (1º), Eleanor Webster, líder do secretariado da Mission Innovation, elogiou a “energia incrível” do primeiro dia do evento

Destacando tanto a beleza natural de Foz do Iguaçu quanto o papel central da cidade no cenário das energias renováveis.

Webster anunciou também o lançamento do programa “Inclusivity Catalyst”, que busca colocar a inclusão como elemento essencial nas inovações e ações voltadas para a transição energética, atendendo às demandas específicas de diferentes regiões.

“Tivemos uma sessão inteira dedicada a discutir como a inovação pode beneficiar países em desenvolvimento, além de debater o impacto da inovação tecnológica nessas nações. Organizações internacionais, como a Agência Internacional de Energia (IEA) e a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), são fundamentais para facilitar a cooperação entre países e impulsionar tanto projetos privados quanto iniciativas inclusivas”, comentou Webster.

Clean Energy Ministerial (CEM)

Jean François-Gagnè, chefe do secretariado da Clean Energy Ministerial (CEM), reforçou que o encontro está focado em analisar práticas que promovam uma transição energética justa, beneficiando especialmente mulheres, jovens e comunidades menos representadas, com vistas a incorporá-los nas políticas públicas.

Ele também sublinhou a necessidade de engajar e mobilizar essas comunidades para que participem ativamente do processo.

“A relevância de Foz do Iguaçu como símbolo de desenvolvimento sustentável, impulsionado pela Itaipu Binacional, gerida em parceria por Brasil e Paraguai, faz dela o local ideal para promover a colaboração internacional. Este é um exemplo claro de como parcerias entre o setor público e privado podem gerar valor, ao mesmo tempo em que protegem os aspectos econômicos, sociais e ambientais da transição para a energia limpa”, acrescentou François-Gagnè.

A programação segue até hoje sexta-feira (4), com uma série de discussões e painéis

O apoio da Itaipu a eventos que abordam a transição energética e as energias renováveis está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 7, que trata de garantir energia limpa e acessível para todos.

Fonte: Imprensa IB.

Facebook
Twitter
Fale com o Editor
Olá
Podemos ajudá-lo?