Search

PUBLICIDADE

Estudantes de Foz do Iguaçu são reconhecidos em cerimônia do Programa Empreendendo Futuro

Evento celebrou a conclusão da trilha gamificada e anunciou os alunos selecionados para o Hackathon, que integra o Festival Iguassu Inova.

Na última sexta-feira (26), o Itaipu Parquetec realizou a cerimônia de premiação do Programa Empreendendo Futuro, no Colégio Estadual Professor Flávio Warken, reunindo cerca de 200 estudantes. O evento celebrou a conclusão da trilha gamificada de empreendedorismo e anunciou os jovens que representarão suas turmas no Hackathon, etapa final do programa que será realizada durante o Festival Iguassu Inova, entre os dias 22 e 25 de outubro.

A ação reforça o protagonismo juvenil e o impacto da iniciativa, que busca estimular habilidades empreendedoras em jovens do ensino médio, por meio de oficinas de aprendizagem, ideathons, desafios práticos e atividades que estimulam criatividade, inovação e trabalho em equipe.


🚀 Alcance e impacto do programa

Em 2025, o Empreendendo Futuro impactou aproximadamente 2 mil estudantes de 12 colégios de Foz do Iguaçu e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Durante a cerimônia, realizada em parceria com o Sebrae e o Colégio Estadual Professor Flávio Warken, os jovens receberam kits como forma de reconhecimento pelo desempenho e dedicação.

Além do colégio anfitrião, outras duas instituições terão cerimônias especiais: o Colégio Monsenhor Guilherme, em 1º de outubro, e o Colégio Pioneiros, em 3 de outubro.


📢 Depoimentos que marcaram o evento

  • Felipe Fernandes, gestor de clientes empresariais do Sebrae:
    “É gratificante participar de um projeto tão inspirador. O Empreendendo Futuro gera impacto positivo e oferece novas oportunidades para os jovens, alinhando seus primeiros passos rumo à vida profissional.”

  • Velcir Vonz, diretor do Colégio Estadual Professor Flávio Warken:
    “É uma satisfação enorme ver o resultado dessas ações. Em 2025, 42 alunos ingressaram em universidades públicas, e queremos ampliar ainda mais esse número. Essa parceria com o Itaipu Parquetec tem sido fundamental.”

  • Eduardo de Miranda, diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec:
    “O programa mobilizou os estudantes em uma trilha gamificada que desperta habilidades empreendedoras para a vida. Esse resultado é fruto da parceria entre estudantes, professores e instituições.”


🏆 Rumo ao Hackathon

Ao final da cerimônia, foram anunciados os cinco alunos selecionados de cada turma que participarão do Hackathon do Festival Iguassu Inova:

  • 1º Ano de Desenvolvimento de Sistemas

  • 3º Ano de Desenvolvimento de Sistemas

  • 1ª A Novo Ensino Médio (NEM)

  • 1ºC Eletromecânica

  • 2ºC Eletromecânica

  • 2ºD Eletromecânica

  • 2ªB Gastronomia


📸 Crédito fotográfico: Itaipu Parquetec