Itaipu integra a comitiva brasileira e destaca suas ações em sustentabilidade e energia limpa
A Itaipu Binacional está participando da 62ª sessão dos Subsidiary Bodies (SB62), evento preparatório da ONU para a COP30, que ocorre em Bonn, na Alemanha, até o próximo dia 26 de junho. O encontro marca a transição entre a COP29 e a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
O evento reúne cerca de 5 mil representantes de governos e organizações internacionais, com foco em acelerar negociações e definir indicadores globais para enfrentar as mudanças climáticas.
O que é a SB62?
A SB62 é uma reunião técnica da ONU que antecipa e estrutura as decisões para a próxima Conferência das Partes (COP). É onde os países alinham compromissos, discutem metas e elaboram propostas que serão levadas para a COP30, no Brasil.
Entre os temas principais estão:
-
Definição dos indicadores das Metas Globais de Adaptação;
-
Discussão sobre a transição energética justa, com mobilização de até US$ 1,3 trilhão para países em desenvolvimento;
-
Ampliação dos esforços para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Brasil assume protagonismo
De acordo com o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia da Silva, este é um momento decisivo para o Brasil, que passa a conduzir oficialmente as negociações globais.
“Aqui, o Brasil assume as negociações. Isso permite avançar no que for possível, para que tudo chegue a Belém mais redondo”, afirmou.
A realização da COP30 na Amazônia, somada aos encontros do G20 e dos BRICS no Brasil, reforça o protagonismo do país na agenda climática mundial.
Participação da Itaipu na SB62
A Itaipu Binacional integra a comitiva do governo brasileiro, ao lado de empresas como Petrobras, Caixa, Banco do Brasil, BNDES e Correios.
O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, destaca o papel da empresa:
“A Itaipu tem histórico de participação nas COPs, sendo exemplo em energia limpa, inovação e ações socioambientais. Nesta COP, nosso protagonismo é ainda maior, tanto na infraestrutura quanto nas discussões sobre soluções climáticas.”
Itaipu apresenta soluções de impacto local
No evento paralelo “Scaling Regenerative Agriculture: Global Farmer Networks”, no dia 20 de junho, a chefe do Escritório de Brasília da Itaipu, Lígia Leite Soares, irá apresentar iniciativas da empresa que conectam ação climática, desenvolvimento territorial e participação comunitária.
Entre os projetos que serão apresentados estão:
-
Cozinhas Sustentáveis;
-
Programas de agroecologia;
-
Uso de inteligência artificial para sustentabilidade;
-
Modelos de governança participativa.
As ações fazem parte do programa Itaipu Mais que Energia, desenvolvido em 434 municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul.
“Mostramos como soluções locais fortalecem a justiça climática e a resiliência das comunidades”, destacou Lígia.
COP30 será decisiva para o clima global
A COP30, que acontecerá na Amazônia, em Belém, é simbólica e urgente. Isso ocorre no contexto em que 2024 foi confirmado como o ano mais quente da história, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), superando o recorde de 2023.
Pela primeira vez, as temperaturas médias globais ultrapassaram 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, marco crítico nos alertas da comunidade científica internacional.