Aberta ao público todos os sábados a partir de 1º de março
A exposição “Asas da Memória: Santos Dumont na Terra das Cataratas” estará aberta todos os sábados, a partir de 1º de março de 2025, no Clube Gresfi, das 8h às 12h. A visitação é gratuita e não necessita de agendamento prévio. O atendimento será realizado por voluntários que apoiam a divulgação da passagem de Santos Dumont por Foz do Iguaçu.
As visitas agendadas continuam sendo realizadas nos outros dias da semana, também de forma gratuita.
O que esperar da exposição?
A exposição conta com duas salas temáticas:
- Sala 1: aborda a trajetória de vida do pai da aviação e curiosidades sobre seus inventos.
- Sala 2: destaca a passagem de Santos Dumont por Foz do Iguaçu, em abril de 1916, com fotos, peças antigas originais e réplicas de suas máquinas voadoras.
Destaque especial: A mesa de dois metros de altura com cadeiras altas, uma réplica da mesa que Santos Dumont tinha em seu apartamento em Paris, onde realizava os famosos “Jantares nas Alturas”.
Sobre a exposição
O acervo da exposição começou a ser reunido há oito anos por um grupo de pesquisadores e entusiastas da história de Santos Dumont. O projeto nasceu a partir da surpresa do empresário Sérgio Teixeira ao descobrir o vínculo de Dumont com as Cataratas do Iguaçu. Ele se uniu às jornalistas Sílvia Scandalo e Izabelle Ferrari, além da historiadora mineira Maria Margareth Monteiro (in memoriam), para iniciar os trabalhos.
A exposição ficou dois anos no Ecomuseu da Itaipu e, desde 2021, está instalada no Clube Gresfi. O objetivo do grupo é ampliar a difusão desse capítulo da história, defendendo a criação de um espaço de memória dentro do Parque Nacional do Iguaçu, próximo à estátua de Santos Dumont.
O projeto conta com apoio de familiares de Santos Dumont, museus relacionados ao aviador e do Museu Cabangu – Casa Natal de Santos Dumont, em Minas Gerais. Desde a inauguração, mais de 3.500 pessoas já visitaram o espaço, incluindo alunos de escolas públicas e privadas.
Encontro com voluntários
Para aprimorar o atendimento ao público aos sábados, os voluntários participaram de um treinamento no último sábado (22). No encontro, foram discutidos detalhes históricos da vinda de Santos Dumont a Foz do Iguaçu, com a apresentação de fotos, livros para pesquisa e documentos importantes, como o relato real de dona Elfrida Engel Nunes Rios (in memoriam). Dona Elfrida tinha 15 anos quando sua família hospedou e acompanhou Santos Dumont até as Cataratas do Iguaçu, em abril de 1916.
O treinamento contou com a participação de 25 pessoas, incluindo descendentes de envolvidos na história, guias de turismo e integrantes da Associação Cultural dos Artistas Plásticos de Foz do Iguaçu (ACAPI), que buscaram inspiração para produzir obras sobre o tema.
Serviço
Exposição “Asas da Memória: Santos Dumont na Terra das Cataratas”
📍 Local: Clube Gresfi (Av. Juscelino Kubitscheck, 1872 – Jd. América, Foz do Iguaçu/PR)
🗓 Quando: Todos os sábados
⏰ Horário: Das 8h às 12h
🎟 Entrada: Gratuita, sem necessidade de agendamento
👨👩👧👦 Público: Idade livre
📞 Contato: (45) 99118-6715