Esta semana, o Guairão recebe as últimas apresentações da edição de inverno da Oficina de Música de Curitiba, com destaque para a Banda Lyra e Sidney Magal, que se apresenta no sábado (29). E no domingo, o palco recebe a 62ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, que segue até 13 de julho.
Nesta sexta-feira (28), Bruna Alcantara faz a exposição “Cartas para o futuro” no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). Utilizando o acervo fotográfico do museu, fotos históricas foram transformadas pela artista em obras coloridas que denunciam as violências contra a mulher e promovem o empoderamento feminino.
A novidade do Museu Oscar Niemeyer (MON) é a exposição “German Lorca, Mestre da Fotografia”, mostra inédita do fotógrafo em uma retrospectiva de sua obra, desde seus primeiros trabalhos na década de 40, além de fotografias que fazem parte da história da fotografia nacional, câmeras e outros itens pessoais.
Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) promove a primeira edição do Festival de Audiovisualidades, programação diversificada que inclui a exibição de obras do acervo audiovisual do museu, além de mostras competitivas, mostra universitária e outras interlocuções.
O Museu Paranaense (MUPA) convida nomes importantes do esporte nacional para um bate-papo sobre as trajetórias e experiências do corpo, com o corredor maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e os jogadores de basquete Janeth Arcain e Rolando Ferreira.
Confira a programação completa:
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Jornal Cândido – A 151ª edição, do mês de junho, do periódico online da Biblioteca Pública do Paraná está disponível pelo AQUI, com uma reportagem especial que aborda a leitura de clássicos por jovens do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, o projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa. A publicação também traz uma pensata da atriz Guta Stresser em homenagem aos 99 anos de Dalton Trevisan, uma entrevista com o jornalista Edney Silvestre e outros conteúdos inéditos.
Exposição fotográfica “35 Anos do Parque Nacional Superagui” – A exposição que comemora o aniversário do Parque Nacional Superagui permanece na BPP até o dia 17 de julho. São registros dos fotógrafos Bruno Santos, Daniel Caron, João Urban, Lineu Filho, Lucas Pontes, Paulo Chaves, Orlando Azevedo e Zig Koch. Elas mostram as paisagens, a fauna e flora da unidade de conservação, além dos aspectos culturais das comunidades tradicionais da região.
Encontro de eficientes – Uma vez por mês, a Seção Braille promove encontros para pessoas cegas ou com baixa visão, familiares e amigos. O evento foi criado para proporcionar um espaço de acolhimento e debates sobre temas de interesse da turma presente no dia. O próximo encontro acontece nesta sexta-feira (28), das 14h às 17h, com capacidade máxima de 25 pessoas, na sala Coworking da Biblioteca.
Roda de leitura 60+ – Encontros quinzenais (duas vezes por mês) voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira, 1.° de julho, às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.
Lançamento do livro “Ubuntu Mulheres” – No dia 4, às 17h, no auditório da BPP, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Rosane Arminda. A obra, por meio de relatos, conta as histórias de mulheres pretas reais, as chamadas Alziras, Armindas e Carolinas.
Seção Infantil
Cine Pipoca – Evento realizado uma vez por mês pela Seção Infantil da Biblioteca. O filme selecionado para junho, que será exibido nesta sexta-feira (28), é “A Bússola de Ouro” (2007), dirigido por Chris Weitz. O evento é aberto ao público e acontece das 14h30 às 16h, no Auditório da BPP.
Leitura Amiga – Leitura de livros com a escritora Célia Cris, na companhia de pets da ONG Cãopanheiro. A atividade acontecerá no sábado (29), das 10h às 11h.
Hora do conto – Contação de histórias para crianças, na Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir de segunda-feira, 1° de julho, os contos da semana são “Vou te pegar”, de Tony Ross, e “Agora não, Bernardo”, de David Mckee.
Seção Braille
Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.
“Chá Verde e Arroz” – Classificação: livre – Curta-metragem
“Nós somos um poema” – Classificação: livre – Curta-metragem
“Os olhos não têm cerca” – Classificação: livre – Curta-metragem
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
“Cartas para o futuro” – Estreia nesta sexta-feira (28), às 19h, “Cartas para o futuro”, exposição individual assinada por Bruna Alcantara com curadoria de Michele Micheletto. Utilizando o acervo fotográfico digitalizado do museu, a artista transformou fotos históricas em obras coloridas que denunciam violências e coerções contra mulheres e promovem o empoderamento feminino. Esse ambiente foi criado com o apoio do Mercado das Pulgas, através da Associação de Amigos do Museu da Imagem e do Som.
Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR)
Sala Aberta – Na próxima quarta-feira (3), de entrada gratuita no museu, o MAC Paraná vai promover mais uma sessão aberta ao público de desenho com modelo vivo, a partir da observação de praticantes de boxe. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia: Sessão de desenho com modelos vivos em prática de boxe, às 14h30.
O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9.
Festival de Audiovisualidades – A Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC) apresentará de 4 a 7 de julho, no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer a primeira edição do 1.º Festival de Audiovisualidades, evento dedicado à produção audiovisual.
A programação diversificada inclui a exibição de obras do acervo audiovisual do MAC Paraná, mostras competitivas, mostra universitária e outras interlocuções. Entrada livre e gratuita. Confira a programação completa em AQUI.
Conversa com atletas – Em iniciativa inédita, o MUPA receberá grandes nomes do esporte brasileiro para uma mesa de conversa com o público. A mesa “Trajetórias e experiências do corpo no esporte” terá a presença de três ex-atletas profissionais: o corredor maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e os jogadores de basquete Janeth Arcain e Rolando Ferreira.
O evento é gratuito e acontece na quarta-feira (3), às 19h, e não é necessário fazer inscrição. O encontro vai ampliar e aprofundar o tema do Programa Público “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, projeto experimental e bienal do museu que neste ano acontece entre os meses de maio e agosto.
Nina Lins – No domingo (30), a partir das 10h, o MUPA apresenta a primeira proposta selecionada no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine. Será uma instalação “Vênus de Milo (Souvenir)”, da artista e designer gráfica Nina Lins. A abertura é gratuita e livre para todos os públicos.
Acrobacia – A oficina “Arvorando” é uma proposição afro-orientada de estudos do corpo e do movimento que tem como objetivo o cultivo de consciência, expressão corporal e enraizamento da presença, seja na cena ou no mundo. Todas as terças-feiras de julho, dias 2, 9, 16, 23 e 30, sempre às 19h. Não é necessário fazer inscrição prévia. Os interessados devem retirar os ingressos para a oficina na entrada do museu, distribuídos uma hora antes do evento a cada semana.
Nova exposição – A partir de 5 de julho, na Sala 1, estará em cartaz a mostra “German Lorca, Mestre da Fotografia”, com curadoria de Adriana Rede e José Henrique Lorca, filho do fotógrafo. Dividida em núcleos, a exposição faz uma retrospectiva da obra de Lorca, incluindo desde seus primeiros trabalhos como fotógrafo amador, em 1947, com cerca de 160 fotografias, além de câmeras e outros objetos pessoais.
Arte para Maiores – A edição de julho do programa Arte para Maiores, destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, acontece nas duas primeiras terças-feiras do mês, das 14h às 17h, com o tema a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos”. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte. O público, maior de 60 anos, não paga o ingresso do Museu e pode escolher participar no dia 2 ou 9 de julho, gratuitamente. A inscrição é necessária e está disponível por meio deste link.
Oficina de Música – Dois auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra são palco para os espetáculos da edição de inverno da Oficina de Música de Curitiba até domingo (30), sempre às 20h. Na sexta (28) o Guairão recebe a apresentação da Classe de Teatro Musical e no sábado (29), a Banda Lyra se apresenta com Sidney Magal, um dos maiores artistas da música brasileira.
Já o Guairinha recebe duas apresentações, na sexta (28) e sábado (29), da Classe de Teatro Musical. A performance mostrará o resultado do curso, evidenciando a qualidade do ensino e a paixão dos participantes pelo teatro musical.
Confira AQUI a programação completa. Os ingressos podem ser encontrados no site Deu Balada disponíveis a partir de R$17,50.
Guairão
62º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná – Com o tema “Viva o Folclore”, um dos mais tradicionais e longevos festivais folclóricos do Brasil chega abre sua 62.ª edição no Teatro Guaíra neste domingo (30), às 19h30, e segue até o dia 13 de julho. O festival contará com 15 grupos distribuídos em 12 noites. Os ingressos podem ser adquiridos AQUI.
Miniauditório
“Vestido de Noiva” – Até o dia 30 de junho a turma de Teatro do Colégio Estadual do Paraná apresenta o espetáculo “Vestido de Noiva”. As apresentações acontecem nos dias 27 e 28 de junho, às 20h, e nos dias 29 e 30 de junho, às 17h e 20h. A entrada é gratuita, sem necessidade de emissão de ingressos.
“BULL” – Quatro atores emprestam a voz e o corpo para os personagens de “BULL”, do dramaturgo inglês Mike Bartlett. Com tradução de Luci Collin, o texto aborda as relações humanas dentro do ambiente de trabalho, mostrando até que ponto o ser humano é capaz de chegar para manter-se em uma posição “privilegiada”. O espetáculo tem temporada no auditório Glauco Flores de Sá Brito, o Miniauditório, entre os dias 03 a 14 de julho; de quartas a sábados às 20h, e domingos às 19h. Os ingressos custam R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada). A bilheteria abrirá uma hora antes de cada apresentação e os ingressos serão vendidos somente no local.
Teatro José Maria Santos
“Cafés Malditos” – Rute está cansada. Então decide planejar seu próprio velório. Somente desta forma terá uma despedida digna e organizada. Ela chama a família e amigos. Todos aceitam, como sempre aceitaram suas regras. Rute inicia o ensaio de seu velório com a esperança de finalmente conquistar o descanso eterno. O problema é que, às vezes, nem tudo sai conforme planejado. A peça faz sua temporada no Teatro José Maria Santos até dia 30. Os ingressos estão disponíveis no site DeuBalada.com a preço único de R$ 30.
“Alumia” – Neste fim de semana, o Teatro José Maria Santos recebe um espetáculo para crianças inteiramente criado de forma colaborativa. A dramaturgia de “Alumia” se desenvolveu com foco em como naturalizar ludicamente o medo. O enredo é guiado pela personagem Antônia, uma menina corajosa e curiosa, que enfrenta um grande desafio: o medo do escuro. As apresentações acontecem de sexta a domingo (28 a 30), sempre às 15h, com ingressos a partir de R$ 15 (meia-entrada) à venda pelo site Deubalada.com.
Cinema na Praça
Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição.
Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″ na primeira sessão e “Minha mãe é uma peça 3″ na última. Os horários para cada cidade podem ser conferidos AQUI.
Céu Azul – Sexta (28). Local: Praça da Bíblia
São Pedro do Iguaçu – Sábado (29). Local: Praça Central
Ouro Verde do Oeste – Domingo (30). Local: Praça Central Valter Bothen
Já o município abaixo exibe “As Aventuras do Avião Vermelho” às 19h, e “O Palhaço” às 21h.
Tuneiras do Oeste – Sexta (28). Local: Praça Humberto Castello Branco
Endereços
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.