Foz do Iguaçu estará representada na 35ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos mais importantes eventos do setor turístico, que acontece de 12 a 16 de março em Lisboa, Portugal. A participação ocorrerá por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Representação de Foz do Iguaçu
A cidade será representada pela servidora pública Jandira Cordeiro, que atuará no estande da Embratur ao lado de outros 25 expositores brasileiros. Durante os dois primeiros dias do evento, as atividades serão voltadas para profissionais do setor, enquanto os últimos três dias estarão abertos ao público geral.
Importância do Evento
De acordo com dados da Embratur de 2024, o Brasil é o destino mais visitado pelos portugueses entre os países de longa distância na Europa. Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski, a participação na BTL é uma grande oportunidade para fortalecer a visibilidade do destino no mercado europeu.
“A parceria com a Embratur é fundamental para ampliar nossa visibilidade e atrair cada vez mais turistas. Como o Brasil já é um destino que atrai o público português, queremos que uma parte desses visitantes venha cada vez mais a Foz. Participar da BTL é uma ótima forma de fomentar essa vinda e também continuar a consolidar nossa presença no mercado europeu”, destaca o secretário.
Dados sobre o Turismo Português no Brasil
Segundo uma pesquisa da Penta em parceria com a Embratur, realizada em 2024 e 2023:
- 39% dos turistas portugueses entrevistados já visitaram o Brasil pelo menos uma vez;
- **75% demonstraram interesse em retornar nos próximos dois anos.
Os estudos da Embratur também apontam que, em 2023, o Brasil recebeu 182.463 visitantes portugueses, um crescimento de 21,85% em relação a 2022. Nos dois primeiros meses de 2024, 40.505 turistas de Portugal já visitaram o Brasil, registrando um aumento de 16% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Oportunidade Estratégica para Foz do Iguaçu
Para Jandira Cordeiro, a presença na BTL fortalece a divulgação de Foz do Iguaçu em um cenário internacional e ajuda a atrair mais turistas europeus, principalmente portugueses.
“Este é um momento favorável para Foz do Iguaçu se reposicionar no mercado turístico português, pois há uma oportunidade de diversificação da oferta brasileira nas prateleiras do mercado. Queremos aproveitar para mostrar a oferta turística de Foz e também as novidades do destino, em especial as experiências de ecoturismo e bem-estar, que são uma das motivações que atraem os portugueses ao Brasil”, explica a servidora.
Sobre a BTL 2025
A edição de 2025 da BTL busca fortalecer as relações comerciais do setor e promover a divulgação internacional de destinos turísticos. Além disso, o evento trará discussões sobre temas como ecoturismo, cultura, inclusão e acessibilidade, tornando-se um espaço essencial para negócios e networking no segmento turístico global.