Medidas de prevenção para a retomada do turismo serão definidas pela Vigilância Sanitária, após ouvir diferentes segmentos representativos do turismo local
A pedido do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e das secretarias de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos e da Saúde, o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) iniciou trabalho de coleta de sugestões de todos os segmentos do turismo para subsidiar a equipe técnica da Vigilância Sanitária na elaboração dos protocolos de segurança sanitária.
A iniciativa visa preparar a cidade, que é um dos principais destinos turísticos do Brasil e da América do Sul, para a retomada do setor pós-pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
“Momento exige responsabilidade. O turismo é uma das atividades econômicas mais impactadas pela chegada do novo coronavírus. A retomada das atividades vai ocorrer de forma lenta e gradual, no momento oportuno, quando a pandemia passar, mas deve estar cercada de cuidados com a segurança sanitária dos visitantes e trabalhadores do setor. Até porque, enquanto não surgir uma vacina capaz de garantir imunização, teremos que conviver com crises intermitentes do vírus, que vai ficar circulando por aí, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla. Ele acrescenta que os empreendimentos turísticos serão certificados com um selo de responsabilidade sanitária.
Os dados coletados ajudarão na construção da proposta conjunta de um protocolo sanitário envolvendo todo o setor. Com isso avançaremos uma etapa importante para o momento em que houver uma retomada no turismo nacional e internacional , explica o presidente do Comtur, Carlos Silva.
É um momento importante de integração das instituições e empresas do setor de turismo. A criação conjunta de protocolos de segurança sanitária vai permitir que as empresas possam estar preparadas quando houver a retomada das atividades. Estaremos num outro ciclo econômico e as empresas que estiverem ajustadas tendem a desafiar o cenário de crise econômica se mantendo de forma viável, explica o consultor do Sebrae, Marcelo Padilha.
O questionário
Para participar, os profissionais de turismo devem acessar o link https://forms.gle/3GAcovARGz1o386T6e preencher o formulário com sugestões de boas práticas, que podem fazer parte dos protocolos de segurança sanitária a serem validados pela Vigilância Sanitária.
Os segmentos do turismo foram divididos em várias categorias, para facilitar o envio de contribuições: meios de hospedagens ( Resort/complexos de grande porte, hotéis, pousadas, hostels, albergues), atrativos turísticos (ao ar livre e em espaços fechados),
eventos (ao ar livre e em espaços fechados), transporte e receptivo turístico (vans, ônibus, táxi, serviços de aplicativos, privado, barco, helicóptero), restaurantes ( a la carte e buffet), agência de viagens (receptivos e emissivos), profissionais de turismo e turistas.
As contribuições deverão ser enviadas até as 12h, de amanhã, dia 29 de abril. Mais informações com Marcelo Padilha através do telefone 41999736168 ou pelo e-mail [email protected]) ou com Camila Giacomeli através do telefone 459919-1833 ou [email protected]).