Representantes da ACIFI, Codefoz e Codetri se reuniram com a diretoria paraguaia da Itaipu Binacional, em Ciudad del Este, para avançar na construção do Plano de Desenvolvimento Econômico da Região Trinacional. O objetivo é fortalecer a integração entre Brasil, Paraguai e Argentina, impulsionando o crescimento econômico e social da fronteira.
O encontro contou com a participação dos presidentes Danilo Vendruscolo (ACIFI), Marcelo Brito (Codefoz) e Roni Temp (Codetri). Eles foram recebidos pelo diretor-geral paraguaio da Itaipu, Luis Ángel “Lucho” Zacarías, além de lideranças do Codeleste, como Natália Chan e Cristian Rolon.
A proposta trinacional, já apresentada à diretoria brasileira da Itaipu em maio, visa construir uma estratégia conjunta de desenvolvimento até 2050, com foco na vocação regional e na valorização dos pilares econômicos de cada município.
Uma só região, três países
Luis Ángel Zacarías destacou que Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Este (PY) e Puerto Iguazú (AR) compartilham uma realidade interdependente, que exige soluções e projetos integrados. Segundo ele, o plano visa preparar a região para os desafios globais, promovendo oportunidades em diversas áreas, como turismo, comércio, cultura e educação.
Um novo encontro entre os diretores-gerais da Itaipu Binacional (Brasil e Paraguai) está sendo articulado para alinhar os próximos passos do projeto.
Cidades irmãs, desenvolvimento unificado
Para Danilo Vendruscolo, a região trinacional forma um território com enorme potencial de crescimento quando atua de forma articulada. Ele ressaltou que, entre 2011 e 2021, o PIB de Foz do Iguaçu cresceu 180%, impulsionado, entre outros fatores, pela formalização da economia e pela expansão do turismo.
O presidente da ACIFI também lembrou que a pandemia escancarou a interdependência das economias fronteiriças, quando o fechamento das pontes causou impactos diretos na vida das três cidades.
Já a presidente do Codeleste, Natália Chan, avaliou positivamente o entusiasmo da Itaipu com a proposta, destacando a visão moderna da binacional sobre o potencial estratégico da região trinacional no cenário global.
Um milhão de habitantes e R$ 82 bilhões em PIB
O plano tem como base um estudo que abrange 11 municípios localizados num raio de 50 km de Foz do Iguaçu, com mais de 1 milhão de habitantes e um PIB somado de R$ 82 bilhões – número superior ao de diversas capitais brasileiras.
Municípios envolvidos:
-
Brasil: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu
-
Paraguai: Ciudad del Este, Presidente Franco, Minga Guazú, Hernandarias, Los Cedrales
-
Argentina: Puerto Iguazú, Colonia Wanda
Objetivos do Plano Trinacional:
-
Promover o desenvolvimento social por meio do crescimento econômico
-
Atrair investimentos e fomentar parcerias
-
Fortalecer políticas públicas e privadas
-
Desenvolver uma matriz econômica regional
-
Criar uma agência de desenvolvimento trinacional
-
Estruturar uma usina de projetos e um escritório de atração de investimentos
-
Estabelecer uma metodologia de gestão conjunta com foco urbano e rural