Foz do Iguaçu (PR) será palco, nesta sexta-feira (6), do 2º Simpósio sobre Ética Pública, realizado no Hotel Bourbon Cataratas. O encontro é promovido pela Itaipu Binacional em colaboração com a Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República.
A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas, e as inscrições podem ser efetuadas através do link: https://bit.ly/4fnXVIF.
O evento explorará assuntos relacionados à ética e suas conexões com o Estado Democrático de Direito, equidade social e gestão pública, proporcionando um ambiente para debates profundos sobre a conduta ética no setor público.
“Será uma reunião de destacadas personalidades do campo jurídico, reafirmando também nosso compromisso com o fortalecimento da produção cultural e científica voltada aos interesses do povo brasileiro”, declarou o diretor jurídico da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Ferreira Delazari.
No mês de abril deste ano, a Itaipu Binacional e a CEP firmaram um protocolo de intenções com o objetivo de compartilhar vivências relacionadas à ética na administração pública.
A cerimônia de abertura está marcada para as 9h, com a presença do diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e do diretor jurídico da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Delazari; do presidente da Comissão de Ética da Presidência, Manoel Caetano F. Filho, e da conselheira da mesma comissão, Marcelise Azevedo.
Programação
Às 10h, o desembargador do TRF4, Rogério Favreto, apresentará a palestra intitulada “Ética Pública e Estado Democrático de Direito”.
Já às 11h, acontecerá o painel “Ética Pública e Justiça”, que contará com a conselheira da Comissão de Ética da Presidência, Vera Karam; o gerente executivo de Responsabilização Disciplinar da Petrobras, Edson Leonardo Sá Teles; e o conselheiro da Comissão de Ética da Petrobras, Bruno Espiñeira Lemos.
As atividades vespertinas começam às 14h com a palestra do corregedor-geral da União, Ricardo Wagner, que abordará o tema “Ética na Administração Pública”.
Às 15h, o painel “Ética Pública e Democracia” trará contribuições do diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha; da conselheira da Comissão de Ética da Presidência, Carol Proner; e da professora da UFPR, Larissa Liz Ramina.
Fonte: Imprensa Itaipu Binacional.