Servidores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizaram, na manhã desta quinta-feira (13), uma reunião de alinhamento com engenheiros da empresa contratada para conduzir o estudo preliminar do terreno onde será construída a nova sede do Legislativo. Esse estudo é fundamental para que o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) prossiga com a documentação do concurso público de arquitetura, que definirá o projeto da obra.
Levantamento Técnico do Terreno
O estudo será realizado por uma equipe de campo que atuará diretamente na área onde a nova sede será instalada. Segundo o engenheiro responsável, Gustavo Martini, a pesquisa envolverá diversos levantamentos técnicos:
“A partir desse início de contrato, vamos iniciar os trabalhos in loco com a equipe de campo. Eles realizarão serviços de sondagem de solo, análise do lençol freático e topografia. Esses dados serão repassados à empresa encarregada de dar continuidade ao projeto”, explicou Martini.
Após a reunião, os engenheiros realizaram uma visita técnica ao terreno de 9 mil metros quadrados, localizado em uma área cedida pela União. O local está entre a sede da Polícia Federal e o Porto Seco, nas proximidades da BR-277.
Transparência e Agilidade no Processo
Os dados obtidos no estudo serão entregues à Câmara Municipal e posteriormente repassados ao IAB. Segundo a presidente da comissão especial para a coordenação do concurso público, Débora Borges Rengel, todo o processo está sendo conduzido com transparência e seguindo a Lei de Licitações:
“A construção da nova sede é um projeto antigo. Estamos dando a maior ênfase para que esse processo, que é longo e burocrático, se realize no menor tempo possível”, ressaltou Débora.
Importância do Levantamento Técnico
O concurso público de arquitetura será realizado pelo IAB, mas os arquitetos participantes precisam de informações detalhadas sobre o terreno. Por isso, uma empresa especializada foi contratada para levantar dados técnicos essenciais, como:
- Sondagem do solo;
- Análise do lençol freático;
- Levantamento da vegetação e nascentes;
- Topografia da área.
“Como não dispomos de profissionais especializados no quadro da Câmara, foi necessário contratar uma empresa para realizar esse levantamento. Esse material será a base do termo de referência do edital do concurso público”, explicou Débora.
O prazo contratual para a conclusão do estudo é de 80 dias úteis. Com a finalização desse levantamento, o IAB poderá lançar o edital do concurso para escolha do projeto arquitetônico da nova sede do Legislativo Iguaçuense.